A INDISCIPLINA E A VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA PERSPECTIVA JURÍDICA E PEDAGÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

Authors

  • Joao Henrique da Silva Universidade Federal da Grande Douradis

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v14i30.538

Abstract

O presente estudo apresenta os resultados finais do trabalho de conclusão de curso realizado na especialização em Direito Educacional com o objetivo de refletir sobre os papéis das perspectivas jurídicas e pedagógicas para resolver os problemas da indisciplina e violência escolar. Trata-se de pesquisa qualitativa com estudo documental e revisão bibliográfica que contribuiu para conhecer as normas positivadas capazes de iluminar a prática pedagógica, as definições adequadas e causas para esses problemas, além de medidas jurídicas e pedagógicas para alterar as práticas pedagógicas escolares em vista de um ambiente que dê condições de romper com a lógica do sistema de exclusão social e escolar.

Author Biography

Joao Henrique da Silva, Universidade Federal da Grande Douradis

Mestrando em Educação na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), na linha de pesquisa "Educação e Diversidade", na área da Educação Especial (2012). Possui Pós-Graduação Latu Sensu em Direito Educacional pelo Centro Universitário Claretiano, São Paulo (2010). Graduado como bacharel de Filosofia pela Faculdade Católica de Pouso Alegre (2008). Possui curso de Formação Pedagógica em Filosofia (Licenciatura) pela Univesidade Metropolitana de Santos (2009). Tem experiência na área de Filosofia, Sociologia, Educação e Direito.

References

ANDRADE, Maria Raquel; PEREIRA; Cássia Regina Dias. Regimento Escolar: o aspecto jurídico das sanções disciplinares e/ou medidas pedagógicas. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/14666.pdf?PHPSESSID=2010012108381666>. Acesso em: 23 abr. 2010.

ANTUNES, Celso. Professor bonzinho = aluno difícil: A questão da indisciplina em sala de aula. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

AQUINO, Júlio Groppa (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996.

AQUINO, Júlio Groppa (Org.). Indisciplina: O Contraponto das escolas democráticas. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2003.

ARANTES, Valéria Amorin. Convivência Democrática e Educação: A construção de relações e espaços democráticos no âmbito escolar. In: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Ética e Cidadania: Construindo valores na Escola e na Sociedade. Brasília: Ministério da Educação, 2007. p. 59-66.

ARAÚJO, Ulisses. A educação e a construção da cidadania: eixos temáticos da ética e da democracia. In: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Ética e Cidadania: Construindo valores na Escola e na Sociedade. Brasília: Ministério da Educação, 2007. p. 11-21.

ÁVILA, Virginia Pereira da Silva de. O Projeto Político-Pedagógico e a ampliação do ensino fundamental: um novo olhar sobre a realidade escolar. Disponível em: <http://www.musicaeeducacao.mus.br/artigos/avilavirginiaoprojetopolitico.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2009.

BITTAR, Eduardo C. B.; ALMEIDA, Guilherme A. de. Curso de Filosofia do Direito. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

BORDIEU, Pierre. A Escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, Maria A.; CATANI, Afrânio (Org.). Escritos de Educação. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 39-64.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm>. Acesso em: 28 jun. 2012.

BRASIL. Código Penal. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil/decreto-lei/del2848.htm>. Acesso em: 23 mai. 2010.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm>. Acesso em: 23 mai. 2010.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Data de acesso: 23 mai. 2010.

CURY, Munir (Coord.). Estatuto da Criança e do Adolescente Comentado: Comentários Jurídicos e Sociais. 9. ed. Atualizada por Maria Júlia Kaial Cury. São Paulo: Malheiros, 2008.

CUBAS, Viviane. Violência nas escolas: como defini-las. In: ALVES, Renato; CUBAS, Viviane de Oliveira; RUOTI, Caren. Violência na Escola: um Guia para pais e professores. São Paulo: Imprensa Oficial, 2007.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

DIGIÁCOMO, Murillo José. Ato de Indisciplina: como proceder. Paraná: Ministério Público. Disponível em: <http://www.mp.pr.gov.br/cpca/telas/cadoutrinaeducacao4.html>. Acesso em: 23 mar. 2010.

DIGIÁCOMO, Murillo José. O Estatuto da Criança e do Adolescente: Direitos e Deveres. Paraná: Ministério Público. Disponível em: <http://www.mp.pr.gov.br/cpca/telas/cadoutrinaeducacao6.html>. Acesso em: 20 nov. 2008.

FILHO, Octacílio Sacerdote. Ato de Indisciplina e Ato Infracional. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2010.

FREIRE, Paulo R. N. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

GARCIA, Joe. Indisciplina e Violência nas escolas: algumas questões a considerar. Revista Diálogo Educativo. Curitiba, v. 9, n. 28, p. 511-523, set./dez. 2009.

GUIMARÃES, Áurea M. Indisciplina e violência: a ambigüidade dos conflitos na escola. In: AQUINO, Júlio Groppa (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996. p. 73-82.

GUIRADO, Marlene. Poder Indisciplina: os surpreendentes rumos da relação de poder. In: AQUINO, Júlio Groppa (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996. p. 57-71.

HADDAD, Sérgio; GRACIANO, Mariângela. A educação entre direitos humanos. São Paulo: Ação Educativa, 2006.

LA TAILLE, Yves. A Indisciplina e o sentimento de vergonha. In: AQUINO, Júlio Groppa (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996. p. 9-23.

LAJONQUIÈRE, Leandro. A criança, sua (in) disciplina e a psicanálise. In: AQUINO, Júlio Groppa (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996. p. 25-37.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

LIBÂNIO, João B. Em busca de lucidez: o fiel da balança. São Paulo: Loyola, 2008.

LODI, Lucia Helena; ARAÚJO, Ulisses F. Ética, Cidadania e Educação: Escola, democracia e cidadania. In: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Ética e Cidadania: Construindo valores na Escola e na Sociedade. Brasília: MEC, 2007. p. 69-76.

MELO, Milena Petters. Cidadania: subsídios teóricos para uma nova práxis. SILVA, Reinaldo Pereira e (Org.). Direitos humanos como educação pra a justiça. São Paulo: LTr, 1998. p. 77-87.

MORO, Paulo Adriana de Brito. Contratos em sala de aula: as regras escolares em questão. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

PIRES, Dorotéia Baduy. Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. Educação & Sociedade. Campinas, ano 10, nº 66, abr. 1999.

PEREIRA, Ana Lúcia. Conceito de Disciplina. Disponível em: <http://www.analuciapsicologa.com/ConceitoDisciplina.PDF >. Acesso em: 02 mai. 2010.

PEREIRA, Eva Waisros; TEIXEIRA, Zuleide Araújo. Reexaminando a educação básica na LDB: o que permanece e o que muda. In: BRZEZINSKI, Iria (Org.). LDB dez anos depois: reinterpretação sob diversos olhares. São Paulo: Cortez, 2008.

PEREIRA, Irandi. O Adolescente em conflito com a lei e o direito à educação. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

PEREIRA, Irandi. Programas de sócio-educação aos adolescentes em conflito com a lei. Maringá: UEM/PEC/PCA/CMDCA, 2004.

RAMAL, Andrea Cecília. A nova Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Revista de Educação, Salvador, ano 5, n. 17, p. 05-21, jun. 1997.

REBELO, Rosana Aparecida Argento. Indisciplina escolar - causas e sujeitos: A educação problematizadora como proposta real de superação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

REGO, Teresa Cristina R. Indisciplina e o processo educativo: uma análise na perspectiva vygotskiana. In: AQUINO, Júlio Groppa (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996. p. 93- 101.

SAVIANI, Dermeval. O Plano de Desenvolvimento da Educação: análise do projeto do MEC. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, out. 2007.

SCHILLING, Flávia. A sociedade da insegurança e a violência na escola. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2004.

SILVA, Nelson Pedro. Ética, indisciplina e violência nas escolas. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.

SILVA, João Henrique da. A Indisciplina e a Violência Escolar: uma perspectiva pedagógica e jurídica para a construção da cidadania. 2010. 158p.Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação latu sensu em Direito Educacional) – Centro Universitário Claretiano, São Paulo, 2010.

SILVA, João Henrique da. A Indisciplina e a Violência na escola: obstáculos à efetivação do direito à educação. In: DIREITO, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO: acesso à justiça, direitos humanos e relações transfronteiriças, v. 1, 2012, Campo Grande. Anais de I Congresso Jurídico dos Cursos de Direito da UFMS / I Encontro Técnico-científico da FADIR-UFMS. Campo Grande: UFMS, 2012. p. 1-20.

TEIXEIRA, Eliana Franco. O Direito à Educação nas constituições brasileiras. Belém: Unama, 2001.

VIZIM, Marli; SILVA, Shirley. Políticas Públicas: educação, tecnologias e pessoas com deficiência. Campinas: São Paulo, 2003.

Published

2014-05-15

How to Cite

SILVA, J. H. da. A INDISCIPLINA E A VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA PERSPECTIVA JURÍDICA E PEDAGÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 21–33, 2014. DOI: 10.31496/rpd.v14i30.538. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/538. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Articles