GINÁSTICAS DE CONDICIONAMENTO FÍSICO E O ATUAL CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: CAMINHOS POSSÍVEIS.
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v13i29.540Abstract
O presente estudo objetiva resgatar e refletir sobre fatos históricos ligados às Ginásticas apresentando o desenvolvimento de uma situação de ensino-aprendizagem relacionada a conteúdos gímnicos da cultura de movimento que integram o atual currículo de Educação Física do estado de São Paulo, a saber, as Ginásticas de Condicionamento Físico (GCF). O percurso de ensino e aprendizagem estruturou-se a partir de uma “situação de aprendizagem” dividida em quatro etapas complementares e desenvolvida com alunos da 7ª série (8º ano) do ensino fundamental matriculados em uma escola estadual situada em município do interior paulista. A partir destas etapas os alunos se envolveram em atividades de pesquisa realizando, para este fim, seminários, visitas à academia de ginástica e entrevista com um profissional da área de fitness, ações que viabilizaram a confecção de um mural no pátio da escola e a elaboração/organização de uma aula de Ginástica Localizada com a intenção de ampliar o repertório de movimentos e gestualidades gímnicas e ressignificando aqueles movimentos, códigos e gestos já incorporados na e pela cultura de movimento destes alunos.Downloads
Published
2013-08-20
How to Cite
OLIVEIRA, E. L. GINÁSTICAS DE CONDICIONAMENTO FÍSICO E O ATUAL CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: CAMINHOS POSSÍVEIS. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 13, n. 29, p. 47–62, 2013. DOI: 10.31496/rpd.v13i29.540. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/540. Acesso em: 21 nov. 2024.
Issue
Section
Articles
License
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.