Gestão da formação contínua de professores em agrupamento de escolas: dinâmicas e desafios
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v13i28.541Abstract
Resumo
O presente artigo apresenta um estudo que procurou conhecer as relações da formação contínua com os novos desafios colocados ao trabalho dos professores e das escolas; estudar os processos de gestão da formação num agrupamento de escolas; e compreender se as questões da mediação, da comunicação e do trabalho colaborativo são importantes na gestão da formação no Agrupamento de Escolas.
Numa sociedade em contínua mudança, o desafio da formação pode surgir como resposta à necessidade de responder às características individuais e sócio organizacionais. Neste contexto, tem-se assistido a sucessivas alterações na política de formação contínua de professores e importa, deste modo, refletir de que forma estas conseguiram contribuir para a melhoria e aperfeiçoamento das práticas pedagógicas, no sentido de diminuir o insucesso e abandono escolares, promovendo a qualidade das aprendizagens e da educação em geral.
A investigação desenvolveu-se com base numa metodologia qualitativa, através de uma análise compreensiva do fenómeno em estudo, tendo em conta a singularidade do contexto e das pessoas em análise. Nesse sentido, realizamos um estudo de caso focado num agrupamento de escolas de Matosinhos, no distrito do Porto.
O estudo permitiu identificar a necessidade de uma maior reflexão na identificação das necessidades de formação e na elaboração dos planos de formação por parte das escolas e compreender que a gestão da formação em agrupamento de escolas requer maior envolvimento por parte dos professores e apoios de tipo diverso (designadamente institucional, científico-pedagógico e económico) para a sua organização e que faz sentido pensar na figura do mediador capaz de promover a partilha pedagógica e os recursos humanos e materiais e a insegurança profissional para experimentar a mudança.
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