PÓS-MODERNISMO BUSCAS, PERSPECTIVAS, INQUIETAÇÕES...
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v2i5.55Abstract
Este trabalho coloca em discussão as posições pós-modernas num esforço de compreender tais propostas que pretendem pensar o mundo sem recorrer a meta-relatos, a metanarrativas. Segundo o pensar pósmoderno, como todo o campo educacional está balizado pelo Iluminismo, torna-se um campo minado: tanto o do humanismo tradicional como o das pedagogias críticas. Tanto as posições metodológicas positivistas como as marxistas são questionadas pois teriam por base uma consciência unitária, auto-centrada e portanto, construída sobre "utopias, universalismos, grandiloqüências, narrativas mestras." A partir daí, vão sendo desconstruídas as tradições do pensamento educacional onde a consciência e o sujeito autocentrado constituem o núcleo. Descontrói-se também o sentido do "poder" que, segundo Foucault, éonipresente e portanto não teria uma face visível, de forma a ser localizado e combatido. A "viradalingüística" desmontaria a possibilidade da linguagem como representação da realidade através da afirmação de que é a linguagem que "produz, constitui e forma a realidade". Seria possível desconstruir tudo isto sem se criar uma nova meta-narrativa que tentasse dar conta do "Grande-Caos" resultante destes
posicionamentos? Este é o desafio que a posição pós-moderna coloca diante do homem como condição de
sua sobrevivência, esperança e felicidade.
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How to Cite
BORGES, Maria Soledade Gomes. PÓS-MODERNISMO BUSCAS, PERSPECTIVAS, INQUIETAÇÕES... Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 2, n. 5, 2012. DOI: 10.31496/rpd.v2i5.55. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/55. Acesso em: 25 may. 2025.
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