A DESVALORIZAÇÃO DO TRABALHADOR DOCENTE BRASILEIRO: O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS OFICIAIS?
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v13i29.625Abstract
Neste artigo buscamos refletir sobre a desvalorização do trabalho docente, para isso recorremos a uma pesquisa bibliográfica e documental com o propósito de analisarmos o que dizem os documentos oficiais produzidos a partir da Constituição Federal Brasileira sobre esse fenômeno. O estudo evidenciou que as reformas educacionais das últimas décadas têm atribuído centralidade a reorganização do trabalho docente sob o argumento da eficiência e eficácia da educação escolar. A atuação do movimento dos trabalhadores em educação vem repercutindo para efervescência desse debate na medida em que reivindica a implementação de políticas públicas que contemplem todos os profissionais mediante a garantia de condições de trabalho, salários dignos, formação, carreira, saúde e o resgate da valorização social do professor. Além da oferta de uma educação de qualidade para todos. Com o propósito de reverter esse quadro de desvalorização profissional é imprescindível a criação de um pacto federativo, através de um Sistema Nacional Articulado de Educação. Reduzindo as disparidades entre os entes federativos, e, portanto, que os mesmos recebam ajuda financeira e técnica a fim de impactar nas reivindicações históricas da categoria e na qualidade da educação escolar. Palavras–chave: trabalho docente; desvalorização do magistério; política educacionalReferences
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