VIDA E MORTE DO GRANDE SISTEMA ESCOLAR AMERICANO: COMO OS TESTES PADRONIZADOS E O MODELO DE MERCADO AMEAÇAM A EDUCAÇÃO

Authors

  • JANE CORDEIRO OLIVEIRA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v15i32.899

Abstract

A autora desta obra, Diane Ravitch, é professora de História da Educação e pesquisadora no campo da Educação pela New York University. De 1991 a 1993 ela foi consultora e assistente de Lamar Alexander, Secretário de Educação do governo George W. Bush. Também foi membro da “National Assistent of Educational Progress” no período de 1997 a 2004, que organiza o programa de testes educacionais nos Estados Unidos. Neste período, ela era uma defensora da implantação de políticas de avaliação de alunos promovida pelo governo Bush, inclusive participando de sua implantação inicial nas escolas norte americanas. Autora de livros como: “The Language Police: How Pressure Groups Restrict What Students Learn (2003)”; “Edspeak: A Glossary of Education Terms, Phrases, Buzzwords, and Jargon” (2007) e seu livro mais recente, “The Reign of Error: The Hoax of the Privatization Movement and the Danger to America’s Public Schools” (2013). Atualmente, Ravitch é uma intelectual crítica dos testes padronizados e este livro é o resultado de suas considerações e reflexões.

Author Biography

JANE CORDEIRO OLIVEIRA, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO

A autora é doutorande em Educação Brasileira desde 2011 pela PUC-Rio, defendeu dissertação de mestrado em 2009 com o trabalho entitulado: "Um estudo sobre o coordenador pedagógico: sua identidade, seu trabalho e formação continuada no cotidiano escolar, pela mesma universidade.

References

Referência: RAVITCH, Diane. Vida e Morte do Grande Sistema Escolar Americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a Educação. Porto Alegre, Sulina, 2011, 318p.

Published

2015-11-11

How to Cite

OLIVEIRA, J. C. VIDA E MORTE DO GRANDE SISTEMA ESCOLAR AMERICANO: COMO OS TESTES PADRONIZADOS E O MODELO DE MERCADO AMEAÇAM A EDUCAÇÃO. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 15, n. 32, 2015. DOI: 10.31496/rpd.v15i32.899. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/899. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Review