AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA REFORMA UNIVERSITÁRIA: DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS PARA AS POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v5i12.90Abstract
O texto apresenta alguns problemas que dificultam o clareamento de uma política de educação mais ampla, sob três enfoques: a) a relação, não resolvida, entre os fatores externos (exógenos, de fora para dentro) e internos (endógenos, de dentro para fora) da educação, notadamente da educação escolar; b) a ausência de um consenso entre os intelectuais que têm centrado suas análises de fora para dentro – em questões como relações de poder, economia, estruturas, gestão, currículo, etc – e apenas chegam ao portão da escola, sem conhecê-la por dentro e, em conseqüência, c) a ausência de um consenso mínimo sobre o que, de fato, entendem a respeito da qualidade de ensino, quando não colocam a centralidade da escola (e da sala de aula) como o núcleo de uma política de formação de educadores e de uma compreensão prioritariamente pedagógica e didática dessa formação. Uma escola, sobretudo a escola pública, que garanta o mínimo, cada vez
mais ausente: um ensino de qualidade, de fato, sem meias-palavras, a partir de um conhecimento das necessidades reais do aluno, para que (então) a emancipação (política) do professor seja a dos dois, simultaneamente, por conta de sua atuação técnico-política integrados. O articulista convida o leitor a uma reflexão sobre um nucleamento de pesquisa a partir do campo escolar, para que a universidade, então reformada, defina uma metodologia de formação que possa ir quebrando a distância, (ou mesmo a cisão), em relação ao do ensino básico.
Palavras-chave: formação política; professores; reforma universitária
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