AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA REFORMA UNIVERSITÁRIA: DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS PARA AS POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO

Authors

  • José Carlos Libâneo Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v5i12.90

Abstract

O texto apresenta alguns problemas que dificultam o clareamento de uma política de educação mais ampla, sob três enfoques: a) a relação, não resolvida, entre os fatores externos (exógenos, de fora para dentro) e internos (endógenos, de dentro para fora) da educação, notadamente da educação escolar; b) a ausência de um consenso entre os intelectuais que têm centrado suas análises de fora para dentro – em questões como relações de poder, economia, estruturas, gestão, currículo, etc – e apenas chegam ao portão da escola, sem conhecê-la por dentro e, em conseqüência, c) a ausência de um consenso mínimo sobre o que, de fato, entendem a respeito da qualidade de ensino, quando não colocam a centralidade da escola (e da sala de aula) como o núcleo de uma política de formação de educadores e de uma compreensão prioritariamente pedagógica e didática dessa formação. Uma escola, sobretudo a escola pública, que garanta o mínimo, cada vezmais ausente: um ensino de qualidade, de fato, sem meias-palavras, a partir de um conhecimento das necessidades reais do aluno, para que (então) a emancipação (política) do professor seja a dos dois, simultaneamente, por conta de sua atuação técnico-política integrados. O articulista convida o leitor a uma reflexão sobre um nucleamento de pesquisa a partir do campo escolar, para que a universidade, então reformada, defina uma metodologia de formação que possa ir quebrando a distância, (ou mesmo a cisão), em relação ao do ensino básico.Palavras-chave: formação política; professores; reforma universitária

Author Biography

José Carlos Libâneo, Universidade Católica de Goiás

Professor na Universidade Católica de Goiás

How to Cite

LIBÂNEO, J. C. AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA REFORMA UNIVERSITÁRIA: DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS PARA AS POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 5, n. 12, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v5i12.90. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/90. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Articles