O PAPEL DO DOCENTE NAS FACULDADES DE DIREITO: papéis, saberes e transformações
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v15i32.901Abstract
O presente trabalho busca promover reflexões sobre a formação docente, em temos históricos e pedagógicos, especialmente com relação ao professor do ensino jurídico. Identificando-se e analisando-se as características dos docentes que atuam nos cursos de direito de um modo geral, busca-se descontruir a pretensa hipótese de esfacelamento de uma instituição tradicional em nossa sociedade, demonstrando-se que o seu principal objetivo deve ser no sentido de melhorar a qualidade de ensino, modificando-se o modelo existente, capacitando-se o professor para transmitir os conhecimentos adquiridos, tendo por foco a real função social da faculdade de direito.References
BARUFFI, Alaide Maria Zabloski. O professor do ensino superior: realidade e desafios. Revista Jurídica UNIGRAN. Dourados, MS. V. 2. N.4. pp. 181-188.
BRASIL. Portaria n. 1886, de 30 de dezembro de 1994. Fixa as diretrizes curriculares e o conteúdo do curso jurídico. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Ministério da Educação e do Desporto, Brasília, DF, 4 jan. 1995. Seção 1, p. 238.
BRASIL. Provimento n. 136/2009, de 19 de outubro de 2009. Estabelece normas e diretrizes do Exame de Ordem. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Diário da Justiça, Brasília, DF, 11 nov. 2009. Ordem dos Advogados do Brasil, p. 219.
CHAMILETE, P. P., PIERI, S. A., CESCA, M. G. A interdisciplinaridade e uma nova perspectiva do ensino jurídico. Disponível em: . Acesso em: 22 de abril de 2014.
CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. In: Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPed, n.24, set.-dez./2003, p.5-15.
DANTAS, San Tiago. A educação jurídica e a crise brasileira. Revista Forense, Rio de Janeiro, v. 159, ano 52, pp.449-459, maio/jun. 1955.
_____. Renovação do direito. In: Encontros da UnB – Ensino jurídico. Brasília: UnB, 1978-1979, pp.37-54.
ENCARNAÇÃO, João Bosco da. A questão do ensino jurídico. In: ENCARNAÇÃO, J. B.; MACIEL, G. E. S. (orgs). Seis temas sobre o ensino jurídico. São Paulo: Cabral editora, 1995.
FACHIN, Luiz Edson. Teoria crítica do direito civil. Rio de Janeiro: Renovar, 2000.
FERNANDEZ, A.; FERNANDES, M. O ensino do Direito, a formação do jurista e as escolas superiores. Disponível em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=7220>. Acesso em: 22 de abril de 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia como autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
_____. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. São Paulo: Paz e terra, 2007. 12 ed.
GHIRARDI, J. G. (org.) Métodos de ensino em Direito: conceitos para um debate. São Paulo: Saraiva, 2009.
GUSTIN, Miracy Barbosa de Sousa. (Re)pensando a pesquisa jurídica: teoria e prática. Belo Horizonte: Del Rey, 2002.
LYRA FILHO, Roberto. O direito que se ensina errado. Brasília: Centro acadêmico de Direito da UnB, 1980.
_____. O que é direito. São Paulo: Brasiliense, 1982. Coleção Primeiros Passos.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994.
MARTINEZ, Sérgio Rodrigo. Reflexões sobre o Ensino Jurídico: aplicação da obra de Paulo Freire aos cursos de Direito. Revista Âmbito Jurídico. Disponível em: . Acesso em: 22 abril 2014.
MELO FILHO, Álvaro. Por uma revolução no ensino jurídico. Revista Forense, Rio de Janeiro, v. 322, ano 89, p.9-15, abr./maio/jun. 1993.
_____, Álvaro. Metodologia do ensino jurídico. Fortaleza: UFC, 1977.
Ordem dos Advogados do Brasil. Brasil, sozinho, tem mais faculdades de direito que todos os países. Disponível em: <http://www.oab.org.br/noticia/20734/brasil-sozinho-tem-mais-faculdades-de-direito-que-todos-os-paises>. Acesso em: 25 abril 2014.
PIMENTA. Selma Garrido. Pesquisa e formação de professores: contextualização histórica e epistemológica de um projeto integrado. In: Valter Soares Guimarães (Org.). Formação para o mercado ou para a autonomia? O papel da universidade. São Paulo: Papirus, 2006, p.67-89.
_____. Formação de professores – saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v.22, n.2, pp.72-89, jul-dez/1996.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.
RIBEIRO, Wanderley. Da formação à deformação: crise no ensino jurídico. Disponível em: <http://www.conpedi.org.br/manaus/arquivos/anais/salvador/>. Acesso em 25 abril 2014.
SILVA JÚNIOR, J. dos R.; SGUISSARDI, V. Novas faces da educação superior no Brasil: reformas do estado e mudanças na produção. São Paulo: Cortez, USF-IFAN, 2001.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2005. 5 ed.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. Trabalho docente: elementos para uma teoria da docência com profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2007. 3 ed.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.