RENORMALIZAÇÕES: ESTRATÉGIAS PARA MANUTENÇÃO DA SAÚDE PELA ATIVIDADE DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v11i23.195Resumen
Este artigo é produto de uma pesquisa qualitativa que analisou estratégias para manutenção da saúde pela atividade docente. Para tal realizou entrevistas semi estruturadas com seis professores do Ensino Fundamental de duas escolas da região metropolitana de Belo Horizonte - MG que desde a posse no cargo de professor não se afastaram de suas atividades por motivos de doença. As crescentes estatísticas de desordem física e emocional que atingem essa categoria desencadeadora de sucessivos pedidos de licenças médicas e até abandono da profissão (Burnout), bem como a necessidade da busca de soluções para estes fenômenos justificaram sua realização. Seu objetivo geral foi descobrir quais as estratégias utilizadas por estes docentes para manutenção da saúde. Os relatos foram analisados por meio do referencial ergológico proposto por Yves Schwartz. A partir dele concluiu-se que os “professores saudáveis” criam e recriam constantemente estratégias para solucionar problemas no cotidiano laboral. No confronto entre a subjetividade e as normas antecedentes do trabalho, os educadores produzem renormalizações que explicam o êxito que logram na luta em prol da busca e manutenção da saúde.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
VIEIRA JUNIOR, Paulo Roberto; SANTOS, Eloísa Helena. RENORMALIZAÇÕES: ESTRATÉGIAS PARA MANUTENÇÃO DA SAÚDE PELA ATIVIDADE DOCENTE. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 103–126, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v11i23.195. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/195. Acesso em: 4 jun. 2025.
Número
Sección
Artículos
Licencia
Los textos enviados y aprobados por el Consejo Editorial de Revista Profissão Docente serán publicados, y sus autores podrán utilizarlos para futuras publicaciones, siempre que se indique la edición original (título, Revista Profissão Docente, volumen, número, año de publicación y paginación del texto citado). Todos los artículos de esta revista son de entera responsabilidad de sus autores. Revista Profissão Docente y la Universidade de Uberaba no asumen ninguna responsabilidad legal por su contenido.