INVESTIGAÇÃO E PESQUISA COMPROMISSO SOCIAL DA UNIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v1i3.42Resumen
Acompanhando a trajetória do Ensino Superior no Brasil, encontramos no Brasil Império, um regime administrativo pedagógico que enfatiza o poder na burocracia escolar Cunha (1986). Naquele período, as faculdades localizavamse na periferia da burocracia do Estado, cujo diretor, homem de confiança do imperador, era o representante do núcleo dessa burocracia. A relação dos assuntos a serem tratados nos cursos de ensino superior era fixada pelo imperador, mas a forma como tratálos era do professor que tinha grande poder na determinação do produto da escola, isto é, do aluno diplomado. Os professores tinham suas atividades controladas e eram controladores das atividades dos estudantes. Controlavam as faltas, o grau de assimilação da matéria lecionada e o comportamento dos alunos. Perturbar o silêncio ou a ordem durante a aula era caso da polícia acadêmica, que incluía a prisão entre suas penas, perda do ano e até a detenção de diplomas.Descargas
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SALOMÃO, Luciana Faleiros Cauhi; LOPES, Marta Putini. INVESTIGAÇÃO E PESQUISA COMPROMISSO SOCIAL DA UNIVERSIDADE. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 1, n. 3, 2012. DOI: 10.31496/rpd.v1i3.42. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/42. Acesso em: 7 jun. 2025.
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