O CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR NO CONTEXTO DE INTERIORIZAÇÃO DA UFMA
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v14i31.868Resumen
RESUMO
Neste texto não adentramos nas críticas que o modelo especial de formação de professores suscitam ao confrontarmos as políticas de governo e as indicações das associações de educadores. Apresentamos a implantação do Curso de Pedagogia do Parfor no processo de interiorização da UFMA e as contribuições profissionais na formação dos alunos.
Palavras-chave: Expansão/Interiorização da UFMA. Programas de Formação de Professores. Pedagogia.
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A ampliação da procura por educação superior é uma das tendências centrais na sociedade contemporânea. Entre os fatores que tem contribuído para este processo destacam-se a valorização do conhecimento científico, a defesa dos direitos sociais (mais educação), a aspiração das famílias por mobilidade social através da educação, a necessidade de aquisição de competências para enfrentar o mercado de trabalho, etc. (NEVES, 2007, p.143)
A configuração da formação de professores em nosso país respondeu ao modelo de expansão do ensino superior implementado na década de 1990, no âmbito das reformas do Estado e subordinado às recomendações dos organismos internacionais. No âmbito da formação, caracteriza-se pela criação dos Institutos Superiores de Educação e pela diversificação e flexibilização da oferta dos cursos de formação – normais superiores, pedagogia, licenciaturas, cursos especiais e cursos à distância –, de modo a atender a crescente demanda pela formação superior. (FREITAS, 2007, p. 6)
Interiorizar e democratizar a oferta também significa expandir com qualidade e atender às normas de regulação educacional traduzidas pelos catálogos nacionais de cursos; pela mudança da sistemática de organização da oferta; pela constituição das matrizes curriculares a partir de elementos do núcleo politécnico comum; pela necessária interação entre educação, ciência, tecnologia e cultura. (MACHADO, 2010, p. 7)
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