Ser professora negra no ensino superior: vivência e experiências

Autores

  • Marisleila Julia Silva Universidade Estadual de Goias - UEG
  • Raimundo Márcio Mota de Castro Universidade Estadual de Goiás - UEG

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v18i39.1180

Resumo

A pesquisa apresenta algumas considerações sobre os princípios democráticos e igualitários prescritos em lei em relação à diversidade racial negra. O recorte que buscamos investigar está centrado nas ações afirmativas implementadas a partir do início deste século e que, apesar das inúmeras críticas, representam um avanço social e político no cenário nacional marcado por um histórico de exclusão em relação à população negra. Os estudos indicam que a garantia dos direitos conquistados ainda se constitui um grande desafio a ser vencido e a educação tem papel fundamental no sentido de colocar em prática atitudes concretas de inclusão e de valorização das diferentes culturas. No viés desse debate, inúmeras temáticas são suscitadas, possibilitando a compreensão da diversidade como instrumento para construção de uma sociedade mais justa e solidária. Por meio da narrativa (auto)biográfica de uma professora negra, docente do ensino superior, inferimos reflexões sobre questões tangentes à diversidade racial negra, na intenção de responder ao questionamento: que sentidos e implicações de formação e relações socioculturais emergem nas narrativas constituídas por professores e professoras negros/as no campo educacional? Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, exploratória e bibliográfica, sustentada pelo aporte teórico de Santos (2006); Gomes (2001, 2005, 2007); Munanga (2007, 2008); Cavalleiro (2001) entre outros.

Biografia do Autor

Marisleila Julia Silva, Universidade Estadual de Goias - UEG

Mestranda pelo  Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias, da Universidade Estadual de Goiás (PPG-IELT), licenciada em Pedagogia pela UEG/Campus São Luís de Montes Belos e docente no quadro temporário dessa instiuição no curso de Pedagogia. Professora efetiva na educação básica da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, SEDUCE/GO.

Raimundo Márcio Mota de Castro, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GOIÁS). Pós-doutor em Educação Escolar pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias, da Universidade Estadual de Goiás (PPG-IELT).

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

SILVA, M. J.; MOTA DE CASTRO, R. M. Ser professora negra no ensino superior: vivência e experiências. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 18, n. 39, p. 324–338, 2018. DOI: 10.31496/rpd.v18i39.1180. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1180. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos