A precarização do trabalho docente e o adoecimento mental no contexto neoliberal

Autores

  • Juliana da Silva Moura Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Brasil
  • Júlia Cecília de Oliveira Alves Ribeiro Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Brasil
  • Abília Ana de Castro Neta Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Brasil
  • Claudio Pinto Nunes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Brasil http://orcid.org/0000-0003-1514-6961

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v19i40.1242

Resumo

Esse estudo objetiva analisar as condições do trabalho docente, sua precarização e suas implicações para a saúde mental do professor. As condições de trabalho são indispensáveis para que o docente cumpra sua função de forma a favorecer a aprendizagem dos educandos e, ao mesmo tempo, promover seu desenvolvimento profissional. No entanto, as investidas neoliberais têm provocado mudanças nas formas de produção alterando as configurações do trabalho. No âmbito educacional, o neoliberalismo inseriu-se através de reformas que contribuíram para promover a precarização do trabalho docente. Este trabalho é fruto de um levantamento bibliográfico, ancorado nos pressupostos do materialismo dialético. Os estudos evidenciam a importância de se romper com a situação de precarização do trabalho docente. Para tanto, torna-se necessário que a realidade atual seja transformada em prol da classe trabalhadora e a partir dela. Além disso, este texto destaca a importância da mobilização dos profissionais da área junto a sindicatos e outros setores da sociedade, no sentido de exigir das autoridades competentes o cumprimento da legislação que ampara a valorização docente e preconiza adequadas condições de trabalho para este profissional. Em síntese, registra-se que muitas mudanças com relação às condições de trabalho e de saúde docentes precisam ser amplamente discutidas e efetivadas.

Biografia do Autor

Juliana da Silva Moura, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Brasil

Mestranda em Educação pelo PPGED/UESB, Pós-graduada em Psicologia Hospitalar pelo Centro Universitário de Volta Redonda-RJ (UNIFOA), graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/UESB) e do Centro de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP/UESB); Psicóloga da rede pública municipal de Itapetinga-BA.

Júlia Cecília de Oliveira Alves Ribeiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Brasil

Mestranda em Educação pelo PPGED/UESB, Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/UESB); Professora da rede pública municipal de Dário Meira-BA.

Abília Ana de Castro Neta, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Brasil

Abília Ana de Castro Neta é mestranda em Educação pelo PPGED/UESB, graduada em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB Campus XII). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/UESB) e do Grupo de Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (AGENTE/UNEB).

Claudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Brasil

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).  É doutor em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pós-doutor em Educação, pela Universidade Federal de Minhas Gerais (UFMG).

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Publicado

2019-06-07

Como Citar

Moura, J. da S., Ribeiro, J. C. de O. A., Castro Neta, A. A. de, & Nunes, C. P. (2019). A precarização do trabalho docente e o adoecimento mental no contexto neoliberal. Revista Profissão Docente, 19(40), 01–17. https://doi.org/10.31496/rpd.v19i40.1242

Edição

Seção

Artigos