Educação e desigualdade social na atualidade: uma discussão a partir do conceito de pensamento abissal
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v19i41.1299Resumo
A escola atual tem se configurado como reprodutora da organização social gerida pelo capitalismo, reproduzindo e reafirmando os modelos de subordinação/ dominação das classes dominantes. Porém, a partir do momento em que os oprimidos se conscientizam do seu processo de desumanização e se organizam para reaver o exercício dos seus direitos, há uma instabilidade nas pedagogias hegemônicas. Assim, objetivamos nesse estudo teórico-reflexivo discutir brevemente sobre educação e desigualdade social, a partir do conceito de pensamento abissal, o qual invisibiliza e torna inexistente tudo que não se enquadra nos princípios epistemológicos/metodológicos da racionalidade científica hegemônica/dominante. Nesse texto apresentamos algumas reflexões sobre o papel da escola nos processos de emancipação e transformação dos oprimidos na superação dos padrões de saber/poder abissais.Referências
ARROYO, Miguel Gonzalez. Outros sujeitos, outras pedagogias, 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Educação Popular. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 64. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: RJ: Vozes, 2017.
PRONKO, Marcela. FONTES, Virgínia. Hegemonia. In: CALDART, Roseli S., PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo. FRIGOTTO, Gaudêncio (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo, 2. ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009, p. 23-71.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. Tradução: Mouzar Benedito. São Paulo: Boitempo, 2007.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2003.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 32.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 18. ed. São Paulo: Contexto, 2017.
STREET, Brian. Perspectivas interculturais sobre o letramento. In: Filologia e linguística portuguesa, n. 8, 2006. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59767/%2062876. Acesso em: 26 jun. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.