O trabalho do professor com crianças imigrantes e refugiadas: um estudo teórico do contexto brasileiro

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DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1403

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a contextualização histórica da entrada de crianças imigrantes e refugiadas nas escolas brasileiras, bem como compreender as diferenças dessa entrada na contemporaneidade e o impacto gerado no trabalho docente. O texto está pautado nos pressupostos do materialismo histórico-dialético e foi estruturado em três partes: a) a historicidade da educação para imigrantes e refugiados nos séculos XIX e XX; b) reflexões sobre a presença de crianças imigrantes e refugiadas nas escolas entre 2010-2020, considerando: globalização, guerras e conflitos civis e desastres ambientais; e c) o impacto que essa presença acarreta ao trabalho docente. O eixo de conclusão é que a presença de crianças imigrantes e refugiadas nas escolas é uma realidade que modifica o trabalho docente quantitativa e qualitativamente. Para o professor atuar efetivamente, é necessário haver mudanças na formação inicial e no desenvolvimento de políticas públicas que subsidie o profissional. 

Biografia do Autor

Rômulo Sousa de Azevedo, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás e servidor técnico-administrativo do Instituto Federal de Goiás - Câmpus Cidade de Goiás. Integra a Redecentro – Rede de Pesquisadores sobre o Professor(a) na Região Centro-Oeste.  

Cláudia Tavares do Amaral, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa, Mestre em Educação pela PUC Minas, graduada em Pedagogia. Professora da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão – Goiás; do Programa de Pós-Graduação em Educação stricto sensu na Linha de Pesquisa: Práticas Educativas, Formação de Professores e Inclusão, coordenadora do Grupo de Pesquisa  Centro de Investigação e estudos em educação (CIEED) e integra a Redecentro – Rede de Pesquisadores sobre o Professor(a) na Região Centro-Oeste/Brasil.

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Publicado

2024-07-05

Como Citar

AZEVEDO, R. S. de; AMARAL, C. T. do. O trabalho do professor com crianças imigrantes e refugiadas: um estudo teórico do contexto brasileiro. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 01–21, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v21i46.1403. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1403. Acesso em: 24 nov. 2024.