LUTANDO POR UMA IDEIA: O PAPEL DE ALEXANDRE LUÍS DA CUNHA NA DIFUSÃO DO ENSINO MÚTUO
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v13i28.601Resumo
A configuração de redes educativas internacionais destinadas a difundir o ensino mútuo constitui o ponto principal da minha análise. Para o efeito, sublinho a contribuição de uma personalidade que – tendo nascido em Portugal, mais precisamente na ilha da Madeira, onde primeiramente teve contato com o modelo de ensino proposto por Joseph Lancaster – realizou viagens a Lisboa, Londres, Baltimore e Rio de Janeiro. O propósito dessas viagens esteve frequentemente associado à aprendizagem / promoção do sistema de ensino lancasteriano. Do ponto de vista teórico, assumo aqui que na difusão e circulação do conhecimento pedagógico existe uma interface entre o mundial e o local (cf., por exemplo, CARUSO, 2004; CARVALHO & Ó, 2009; SCHRIEWER, 2001). Por outras palavras, não se afigura legítimo falar de replicação de modelos estandardizados de organização educacional mas sim de processos seletivos de incorporação nos diversos contextos – em função de novos espaços sociais e culturais e de outros atores. A par dessa recontextualização é seguramente importante termos presente que a validação (e, obviamente, a legitimação) de um determinado modelo educacional só acontece a quando da sua “exportação”; quando se torna, portanto, universal (ROLDÁN VERA, 2007). Por outro lado, parece-me igualmente útil reter a lição de Mary S. Morgan (2011), designadamente quando entende que o conhecimento “circulou bem” se: i) manteve uma certa integridade; ii) encontrou novos utilizadores e produziu novas narrativas (nesse sentido foi frutífero).Downloads
Publicado
2013-06-06
Como Citar
DA SILVA, C. M. LUTANDO POR UMA IDEIA: O PAPEL DE ALEXANDRE LUÍS DA CUNHA NA DIFUSÃO DO ENSINO MÚTUO. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 45–57, 2013. DOI: 10.31496/rpd.v13i28.601. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/601. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.