Sobre as aulas de educação física no ensino fundamental: conhecimentos prévios para o ensino médio ou apenas mais do mesmo?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v20i43.1302

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos dos primeiros anos do Ensino Médio integrado ao técnico em agropecuária do IFMT – campus São Vicente, MT obtidos durante o Ensino Fundamental, especificamente sobre o que aprenderam, o significado e a importância atribuída pelos alunos às aulas de Educação Física. Trata-se de pesquisa diagnóstica, utilizando como instrumento de coleta de dados, um questionário com questões abertas sobre as aula de Educação Física. A análise de dados baseou-se na análise descritiva apresentada por Soriano (2004), realizada por meio de dois processos: análise individual de perguntas e análise descritiva geral. Os resultados apontaram que os alunos gostavam das aulas de Educação Física no Ensino Fundamental, associando-as, principalmente, ao esporte e ao divertimento. Porém, um número expressivo de alunos não gostava das aulas por entenderem que estas eram repetitivas, a maior parte delas associada ao esporte ou simplesmente ao não fazer nada. Os alunos indicaram os conteúdos predominantes das aulas, novamente tendo os esportes coletivos como destaque, além de evidenciarem a prática pedagógica de seus professores, indicando que tiveram uma formação limitada em relação aos conhecimentos da Educação Física no Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Larissa Beraldo Kawashima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso IFMT - campus Cuiabá

Tem graduação em Licenciatura Plena em Educação Física -UNESP, Mestrado em Educação – UFMT e Doutorado em Educação pela UFMT. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT, coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Física do IFMT e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física no Ensino Médio Profissionalizante – GEPEFEP.

Evando Carlos Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1998), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002), doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2007), pós-doutorado em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, Portugal (2018). Atualmente é Professor Associado II da Faculdade de Educação Física. É Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação do Instituto de Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional com polo na Faculdade de Educação Física e coordenação nacional da UNESP, ambos da Universidade Federal de Mato Grosso. É líder do GEEFE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Práticas Pedagógicas vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso, MT. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação Profissional e Educação Física Escolar. Atualmente dedica-se aos estudos das práticas pedagógicas, das metodologias de ensino para Educação Física Escolar e história e memória da Educação Física e do Esporte.

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Publicado

2020-05-01

Como Citar

Kawashima, L. B., & Moreira, E. C. (2020). Sobre as aulas de educação física no ensino fundamental: conhecimentos prévios para o ensino médio ou apenas mais do mesmo?. Revista Profissão Docente, 20(43), 01–23. https://doi.org/10.31496/rpd.v20i43.1302

Edição

Seção

Artigos