Sobre as aulas de educação física no ensino fundamental: conhecimentos prévios para o ensino médio ou apenas mais do mesmo?
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v20i43.1302Abstract
Esta pesquisa teve por objetivo diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos dos primeiros anos do Ensino Médio integrado ao técnico em agropecuária do IFMT – campus São Vicente, MT obtidos durante o Ensino Fundamental, especificamente sobre o que aprenderam, o significado e a importância atribuída pelos alunos às aulas de Educação Física. Trata-se de pesquisa diagnóstica, utilizando como instrumento de coleta de dados, um questionário com questões abertas sobre as aula de Educação Física. A análise de dados baseou-se na análise descritiva apresentada por Soriano (2004), realizada por meio de dois processos: análise individual de perguntas e análise descritiva geral. Os resultados apontaram que os alunos gostavam das aulas de Educação Física no Ensino Fundamental, associando-as, principalmente, ao esporte e ao divertimento. Porém, um número expressivo de alunos não gostava das aulas por entenderem que estas eram repetitivas, a maior parte delas associada ao esporte ou simplesmente ao não fazer nada. Os alunos indicaram os conteúdos predominantes das aulas, novamente tendo os esportes coletivos como destaque, além de evidenciarem a prática pedagógica de seus professores, indicando que tiveram uma formação limitada em relação aos conhecimentos da Educação Física no Ensino Fundamental.References
ALMEIDA, Rogério Marques de et al. A educação física em três campi do IFMT: do saber instituído à prática pedagógica. Revista da Faculdade de Educação. Cáceres, MT, v. 20, n. 2, jul./dez., 2013, p. 35-54.
BETTI, Mauro. Educação física escolar: ensino e pesquisa-ação. Ijuí: Ed. Unijuí, 2009.
BETTI, Mauro; LIZ, Marlene Terezinha Facco. Educação física escolar: a perspectiva de alunas do ensino fundamental. Motriz. Rio Claro, SP, v.9, n.3, p.135–142, set./dez. 2003.
BRACHT, Valter; GONZÁLEZ, Fernando Jaime. Educação física escolar. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo (Orgs.). Dicionário crítico de Educação Física. 2ª ed. rev. Ijuí: Ed. Unijuí, 2008.
BUNGENSTAB, Gabriel Carvalho. ALMEIDA, Felipe Quintão de. Práticas corporais nas escolas de ensino médio situadas em Vitória/Espírito Santo. Pensar a prática. Goiânia, GO, v. 19, n. 1, jan./mar. 2016, p. 156- 168.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre, RS: Artes Médicas Sul, 2000.
CHARLOT, Bernard. Ensinar a educação física ou ajudar o aluno a aprender o seu corpo-sujeito? In: DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silva; KUHN, Roselaine.; RIBEIRO, Sérgio D. (Orgs.). Educação física, esporte e sociedade: temas emergentes. São Cristóvão: Editora da UFS, 2009.
CORDOVIL, Alenir de Pinho Romoaldo e colaboradores. O espaço da educação física na escola: um estudo sobre os conteúdos das aulas no ensino médio. Pensar a prática. Goiânia, GO, v. 18, n. 4, p. 834-847, out./dez. 2015.
CORREIA, Walter Roberto. Educação Física no ensino médio: questões impertinentes. Ed. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2011.
DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
FABRI, Eliane Isabel; ROSSI, Fernanda; FERREIRA, Lilian Aparecida. Episódios marcantes das aulas de educação física: valorizando as experiências dos alunos por meio de narrativas. Movimento. Porto Alegre, v. 22, n. 2, 583-596, abr./jun. de 2016.
FERREIRA, Aline Fernanda; RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. Perfil dos alunos do ensino médio e suas implicações para a educação física. In: DARIDO, Suraya Cristina (Org.). Educação física no ensino médio: diagnóstico, princípios e práticas. Ijuí, RS: Unijuí, 2017, p. 71-90.
FERREIRA, Mayara Luana dos Santos; GRAEBNER, Luciane; MATIAS, Thiago Sousa. Percepção de alunos sobre as aulas de educação física no ensino médio. Pensar a Prática. Goiânia, GO, v. 17, n. 3, p. 734-750, jul./set. 2014.
FOLLE, Alexandra; TEIXEIRA, Fabiano Augusto. Motivação de escolares das séries finais do ensino fundamental nas aulas de educação física. Revista de educação física/UEM. Maringá, PR, v. 23, n. 1, p. 37-44, 2012.
IFMT – SÃO VICENTE. Projeto pedagógico do curso técnico em Agropecuária integrado ao nível médio. IFMT – campus São Vicente, 2016.
MOREIRA, Evando Carlos; PEREIRA, Raquel Stoilov; LOPES, Tomires Campos. Desafios e propostas para a educação física no ensino médio. In: MOREIRA, Evando Carlos; NISTA- PICCOLO, Vilma Leni. (Orgs.). O quê e como ensinar educação física na escola. Jundiaí, SP: Fontoura, 2009, p. 177 – 197.
PIRES, Giovani de Lorenzi; NEVES, Annabel das. O trato com o conhecimento esporte na formação em educação física: possibilidades para sua transformação didático-metodológica. In: KUNZ, Elenor. (Org.). Didática da educação física 2. Ijuí, RS: Unijuí, 2005, p. 53-97.
RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação física e educação física na escola: uma história de glórias, medalhas e... exclusões. In: MOREIRA, Evando Carlos (Org.). Educação física escolar: desafios e propostas 1. 2. ed. Jundiaí, SP: Fontoura, 2009, p. 213-228.
SILVA, Marlon André da; SILVA, Lisandra Oliveira e; MOLINA NETO, Vicente. Possibilidades da educação física no ensino médio técnico. Movimento. Porto Alegre, RS, v. 22, n. 1, 325-336, jan./mar. de 2016.
SORIANO, Raúl Rojas. Manual de pesquisa social. Petropólis-RJ: Vozes, 2004.
SOUZA FILHO, Moyses de. Novas territorialidades pedagógicas para a educação física no ensino médio integrado: uma perspectiva pós-crítica. 2014. 234f. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2014.
VAGO, Tarcísio Mauro Vago. Pensar a educação física na escola: para um a formação cultural da infância e da juventude. Cadernos de Formação RBCE. Campinas, SP: CBCE e Autores Associados, v.1, n.1, 2009, p. 25-42.
WOGEL, Lívio dos Santos. Filosofia e ócio: possibilidades originárias de formação no ensino médio. 2014. 182f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) Programa de Pós-graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2014.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.