Visão dos alunos bolsistas do PIBID/ Matemática sobre o que é ser professor e o seu papel no Programa

Roberta Costa, Martha Maria Prata-Linhares, Carla Cristina Pompeu

Resumo


A proposta deste trabalho é apresentar reflexões de um grupo de alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) sobre o que é ser professor e qual é o seu papel no PIBID. Sete alunos bolsistas do PIBID/ Matemática de uma universidade localizada no Triângulo Mineiro foram convidados a participar de um encontro onde realizou-se uma entrevista coletiva com perguntas abertas.  Para a análise dos dados utilizamos o software IRaMuTeQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). A análise dos dados trouxe à tona aspectos como a importância do trabalho do professor supervisor como coformador desses alunos bolsistas, a valorização da formação integrada, da transformação didática, da atitude e do desenvolvimento profissional dos alunos bolsistas.


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DOI: https://doi.org/10.31496/rpd.v20i43.1358

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