Ensino de matemática na Educação de Jovens e adultos: uma análise sobre a identidade docente dos professores de matemática

Autores

  • Carla Cristina Pompeu Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v17i37.1137

Resumo

Esse artigo propõe uma discussão sobre a identidade profissional do professor de matemática, diante das inúmeras complexidades e mudanças nas propostas curriculares para a Educação de Jovens e Adultos no estado de São Paulo. Para a compreensão do papel do profissional docente no contexto escolar, propomos uma discussão sobre a educação de jovens e adultos, as políticas públicas e propostas curriculares no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de que modo tais propostas reforçam as identidades profissionais do professor e, em particular, do professor de matemática. Reconhecendo que a identidade profissional é dinâmica e advém de experiências e relações sociais e culturais estabelecidas em diferentes contextos, é preciso considerar a complexidade da constituição da identidade profissional como possibilidade de repensar a educação matemática no contexto da EJA.  

Biografia do Autor

Carla Cristina Pompeu, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), lotada no Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias (DECMT).PEsquisadora em Educação Matemática, com área de atuação em formação de professores, Educação de Jovens e Adultos e dificuldades de aprendizagem em matemática.

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Publicado

2024-07-04

Como Citar

POMPEU, C. C. Ensino de matemática na Educação de Jovens e adultos: uma análise sobre a identidade docente dos professores de matemática. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 17, n. 37, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v17i37.1137. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1137. Acesso em: 24 nov. 2024.

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