Visão dos alunos bolsistas do PIBID/ Matemática sobre o que é ser professor e o seu papel no Programa
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v20i43.1358Abstract
A proposta deste trabalho é apresentar reflexões de um grupo de alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) sobre o que é ser professor e qual é o seu papel no PIBID. Sete alunos bolsistas do PIBID/ Matemática de uma universidade localizada no Triângulo Mineiro foram convidados a participar de um encontro onde realizou-se uma entrevista coletiva com perguntas abertas. Para a análise dos dados utilizamos o software IRaMuTeQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). A análise dos dados trouxe à tona aspectos como a importância do trabalho do professor supervisor como coformador desses alunos bolsistas, a valorização da formação integrada, da transformação didática, da atitude e do desenvolvimento profissional dos alunos bolsistas.
Downloads
References
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica. Relatório de Gestão: 2009 – 2013. Brasília, DF, 2013. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/2562014-relatrorio-DEB-2013-web.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2019.
______. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica. Relatório de Gestão: 2009 – 2014. Brasília, DF, 2014. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/20150818_DEB-relatorio-de-gestao-vol-1-com-anexos.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2019.
______. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Edital nº 7/ 2018 Retificado. Brasília, DF, 2018. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/120318-Edital_0631954_Edital_Capes_07_2018_Pibid_Retificado.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2019.
______. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica. Relatório de Gestão: 2009 – 2013. Brasília, DF, 2013. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/2562014-relatrorio-DEB-2013-web.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2019.
______. Fundação CAPES. Resultado final Retificado das Instituições habilitadas e cotas aprovadas – Edital PIBID n° 7/ 2018. Brasília, DF, 2018. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/resultados/13062018-Resultado_0708118_Retificacao_Resultado_Final_PIBID_2018_11_06.pdf>. Acesso em: 17 jun. 2019.
______. Ministério da Educação. Decreto n° 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID e dá outras providências. D. O. U. , Brasília, DF, 24 jun. 2010. Seção 1, p. 4. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7219.htm>. Acesso em: 13 jun. 2019.
CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. Tutorial para uso do software de análise textual IRAMUTEQ. Florianópolis-SC: Universidade Federal de Santa Catarina, 2013. 18 p. Disponível em: <http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-en-portugais>. Acesso em: 17 jun. 2019.
FELÍCIO, Helena Maria dos Santos. O PIBID como “terceiro espaço” de formação inicial de professores. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 42, p. 415-434, maio/ago. 2014. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/6587/6488> . Acesso em: 13 jun. 2019.
MENDES, Felismina Rosa Parreira; ZANGÃO, Maria Otília Brites; GEMITO, Maria Laurência Grou Parreirinha; SERRA, Isaura da Conceição Cascalho. Representações sociais dos estudantes de enfermagem sobre assistência hospitalar e atenção primária. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 69, n. 2, p. 343-350, abr. 2016. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/reben/v69n2/0034-7167-reben-69-02-0343.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2019.
NÓVOA, Antônio Sampaio da. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista de Educación, Madrid, p. 203-218, set./dez. 2009. Disponível em: <http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2019.
______, Antônio Sampaio da. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. Disponível em: <http://handle.net/10451/4758>. Acesso em: 18 jun. 2019.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágios supervisionados e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: duas faces da mesma moeda?.Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100200&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 22 jul. 2019
PRATA - LINHARES, Martha M. O Professor e a Formação de Professores. In: SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de; MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira (Orgs.). Professores e Professoras. 1ed.Goiânia: PUC Goiás, 2011, v. II, p. 99-113
SILVEIRA, Hélder Eterno da. Memórias sobre o Pibid: concepções, criação e dinâmica de funcionamento. Revista Crítica Educativa (Sorocaba/SP), v. 3, n. 2 - Especial, p. 50-62, jan./jun.2017. Disponível em:< http://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/215/276>. Acesso em: 22 jul. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submitted texts approved by the Editorial Board of Revista Profissão Docente will be published, and their authors may use them for future publications, provided that the original edition is properly cited (title, Revista Profissão Docente, volume, issue, year of publication, and page numbers of the referenced text). All articles published in this journal are the sole responsibility of their authors. Revista Profissão Docente and Universidade de Uberaba assume no legal responsibility for their content.