EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: CAMPO DE/EM FORMAÇÃO

Autores

  • Renata Sieiro Fernandes
  • Valéria Aroeira Garcia UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v6i13.284

Resumo

O campo da educação não-formal encontra-se em processo de constituição dependendo das ações colocadas em prática por diferentes profissionais e por instituições de diferentes origens: públicas, privadas ou do terceiro setor. Por suas próprias características, ela não pode existir sozinha, precisando dialogar com outros campos e áreas do fazer e do saber para ir se construindo. Propomos apresentar e discutir a relação entre três pontos que a contextualizam: a formação do campo conceitual e prático dessa especificidade de educação, quem são os educadores que vêm atuando nas propostas de educação não-formal e o que seus freqüentadores elencam como aspectos necessários e importantes para suas permanências em espaços educativos dessa ordem. O ponto de partida para esta reflexão provém de duas pesquisas de doutorado na área das ciências sociais aplicadas à educação. Uma delas busca compreender conceitualmente o campo da educação não-formal como independente em relação ao campo da educação formal. A outra busca trabalhar a partir de representações que ex-freqüentadores de um projeto de educação não-formal fazem em seus depoimentos orais sobre essa experiência educativa e formativa, diferente da escolar. O diálogo entre essas duas pesquisas visa contribuir para uma reflexão por parte dos educadores que trabalham em instituições, organizações, associações de caráter não-formal, a respeito de suas práticas de trabalho, refletindo na atuação cotidiana de cada um e, conseqüentemente, contribuindo para a formação das crianças e jovens sob responsabilidade desses profissionais. Visa, também, servir de apoio teórico para os trabalhos de instituições, associações, organizações que atuam nesse tipo de educação, como também para o crescimento da importância dada pela universidade a esse novo conceito de educação que ainda é pouco estudado.Palavras-chave: educação não-formal, formação de educadores, crianças e jovens.

Biografia do Autor

Renata Sieiro Fernandes

Pedagoga, mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação UNICAMP, pesquisadora do Centro de Memória – UNICAMP

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Como Citar

FERNANDES, R. S.; GARCIA, V. A. EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: CAMPO DE/EM FORMAÇÃO. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 6, n. 13, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v6i13.284. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/284. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos