EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: CAMPO DE/EM FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v6i13.284Resumo
O campo da educação não-formal encontra-se em processo de constituição dependendo das ações colocadas em prática por diferentes profissionais e por instituições de diferentes origens: públicas, privadas ou do terceiro setor. Por suas próprias características, ela não pode existir sozinha, precisando dialogar com outros campos e áreas do fazer e do saber para ir se construindo. Propomos apresentar e discutir a relação entre três pontos que a contextualizam: a formação do campo conceitual e prático dessa especificidade de educação, quem são os educadores que vêm atuando nas propostas de educação não-formal e o que seus freqüentadores elencam como aspectos necessários e importantes para suas permanências em espaços educativos dessa ordem. O ponto de partida para esta reflexão provém de duas pesquisas de doutorado na área das ciências sociais aplicadas à educação. Uma delas busca compreender conceitualmente o campo da educação não-formal como independente em relação ao campo da educação formal. A outra busca trabalhar a partir de representações que ex-freqüentadores de um projeto de educação não-formal fazem em seus depoimentos orais sobre essa experiência educativa e formativa, diferente da escolar. O diálogo entre essas duas pesquisas visa contribuir para uma reflexão por parte dos educadores que trabalham em instituições, organizações, associações de caráter não-formal, a respeito de suas práticas de trabalho, refletindo na atuação cotidiana de cada um e, conseqüentemente, contribuindo para a formação das crianças e jovens sob responsabilidade desses profissionais. Visa, também, servir de apoio teórico para os trabalhos de instituições, associações, organizações que atuam nesse tipo de educação, como também para o crescimento da importância dada pela universidade a esse novo conceito de educação que ainda é pouco estudado.Palavras-chave: educação não-formal, formação de educadores, crianças e jovens.Downloads
Como Citar
FERNANDES, R. S.; GARCIA, V. A. EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: CAMPO DE/EM FORMAÇÃO. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 6, n. 13, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v6i13.284. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/284. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.