A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE: REFLEXOS DA INTERVENCAO EM UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA

Autores

  • Dirce Aparecida Foletto de Moraes Universidade Estadual de Londrina FCT/UNESP de Presidente Prudente
  • Claudia Maria de Lima Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho/Campus de São José do Rio Preto.

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v17i36.1107

Resumo

O artigo tem como foco a análise da nossa intervenção em uma experiência didática embasada na teoria da cognição distribuída, na tentativa de encontrar alterações na prática docente. O estudo é resultado de uma pesquisa-intervenção realizada com ingressantes no curso de Pedagogia. A coleta de dados ocorreu com observações e diário de bordo. Como resultado, foi possível identificar alterações nas concepções e práticas docente, entendidas como mudanças no entendimento do papel do aluno e do professor, na maneira de direcionar a prática pedagógica, na valorização da participação, da colaboração e da interação como eixos norteadores do trabalho pedagógico e ainda a constatação de que a prática docente deve ser direcionada por uma teoria que possa sustentar suas metas e ações.

Biografia do Autor

Dirce Aparecida Foletto de Moraes, Universidade Estadual de Londrina FCT/UNESP de Presidente Prudente

Professora do departamento de educação da Universidade Estadual de Londrina, atuo nas áreas de didática, tecnologia educacional, avaliação e formação de professores.Mestre em Educação. Doutoranda em Educação pela FCT/UNESP de Presidente Prudente.dircemoraes2007@gmail.comdircemoraes@uel.br

Claudia Maria de Lima, Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho/Campus de São José do Rio Preto.

Professora do Departamento de educação Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho/Campus de São José do Rio Preto. Tem experiência na área de Psicologia e Pedagogia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância; comunicação e educação; mídia-educação; formação de professores, processos de ensino e aprendizagem e representação social.

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Publicado

2017-12-12

Como Citar

MORAES, D. A. F. de; LIMA, C. M. de. A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE: REFLEXOS DA INTERVENCAO EM UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 17, n. 36, 2017. DOI: 10.31496/rpd.v17i36.1107. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1107. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos