A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE: REFLEXOS DA INTERVENCAO EM UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v17i36.1107Resumo
O artigo tem como foco a análise da nossa intervenção em uma experiência didática embasada na teoria da cognição distribuída, na tentativa de encontrar alterações na prática docente. O estudo é resultado de uma pesquisa-intervenção realizada com ingressantes no curso de Pedagogia. A coleta de dados ocorreu com observações e diário de bordo. Como resultado, foi possível identificar alterações nas concepções e práticas docente, entendidas como mudanças no entendimento do papel do aluno e do professor, na maneira de direcionar a prática pedagógica, na valorização da participação, da colaboração e da interação como eixos norteadores do trabalho pedagógico e ainda a constatação de que a prática docente deve ser direcionada por uma teoria que possa sustentar suas metas e ações.Referências
BROWN, A. L. et al. Distributed expertise in the classroom. In: SALOMON, G. Distributed Cognitions: Psychological and educational considerations. Cambridge: CUP, 1993. p. 188-228.
COLE, M; ENGESTRÖM, Y. A cultural-historical approach to distributed cognition. In: SALOMON, G. Distributed Cognitions: Psychological and educational considerations. Cambridge: CUP, 1993. p. 01-46
MOLL, L. C; TAPIA, J; WHITMORE, K. F. Living Knowledge: the social distribution of cultural resources for thinking. In: SALOMON, G. Distributed Cognitions: Psychological and educational considerations. Cambridge: CUP, 1993. p. 139-163.
MONEREO, C; POZO, J. I. O aluno em ambientes virtuais. In: COLL, C.; MONEREO, C. (Orgs.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 97-135.
PASSOS, E; BARROS, R. B. A construção do plano da clínica e o conceito de transdisciplinaridade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 16, n. 1, p. 71-79, 2000.
PEA, R. D. Practices of distributed intelligence and designs for education. In: SALOMON, G. Distributed Cognitions: Psychological and educational considerations. Cambridge: CUP, 1993. p. 47-87.
PIMENTA, S. G; ANASTASIOU, L. das G. C. Docência no ensino superior. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
SALOMON, G. Las diversas influencias de La tecnologia en desarrollo de la mente. Journal: Infancia y Aprendizaje. Volume 15, Issue 58, January 1992, pages 143-159.
______. Distributed Cognitions: Psychological and educational considerations. Cambridge: CUP, 1993. p. 47-87.
SFORNI, M. S. de F; GALUCH, M. T. B. Aprendizagem conceitual nas séries iniciais do ensino fundamental. Educar, Curitiba, n. 28, p. 217-229, 2006.
SFORNI, M. S. de F.. Interação entre Didática e Teoria Histórico-Cultural.Educ. Real. Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 375-397, jun. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362015000200375&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 Jul. 2016.
VIGOTSKI. L. S. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
______. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
______. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.