A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE: REFLEXOS DA INTERVENCAO EM UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA

Authors

  • Dirce Aparecida Foletto de Moraes Universidade Estadual de Londrina FCT/UNESP de Presidente Prudente
  • Claudia Maria de Lima Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho/Campus de São José do Rio Preto.

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v17i36.1107

Abstract

O artigo tem como foco a análise da nossa intervenção em uma experiência didática embasada na teoria da cognição distribuída, na tentativa de encontrar alterações na prática docente. O estudo é resultado de uma pesquisa-intervenção realizada com ingressantes no curso de Pedagogia. A coleta de dados ocorreu com observações e diário de bordo. Como resultado, foi possível identificar alterações nas concepções e práticas docente, entendidas como mudanças no entendimento do papel do aluno e do professor, na maneira de direcionar a prática pedagógica, na valorização da participação, da colaboração e da interação como eixos norteadores do trabalho pedagógico e ainda a constatação de que a prática docente deve ser direcionada por uma teoria que possa sustentar suas metas e ações.

Author Biographies

Dirce Aparecida Foletto de Moraes, Universidade Estadual de Londrina FCT/UNESP de Presidente Prudente

Professora do departamento de educação da Universidade Estadual de Londrina, atuo nas áreas de didática, tecnologia educacional, avaliação e formação de professores.Mestre em Educação. Doutoranda em Educação pela FCT/UNESP de Presidente Prudente.dircemoraes2007@gmail.comdircemoraes@uel.br

Claudia Maria de Lima, Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho/Campus de São José do Rio Preto.

Professora do Departamento de educação Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho/Campus de São José do Rio Preto. Tem experiência na área de Psicologia e Pedagogia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância; comunicação e educação; mídia-educação; formação de professores, processos de ensino e aprendizagem e representação social.

References

BROWN, A. L. et al. Distributed expertise in the classroom. In: SALOMON, G. Distributed Cognitions: Psychological and educational considerations. Cambridge: CUP, 1993. p. 188-228.

COLE, M; ENGESTRÖM, Y. A cultural-historical approach to distributed cognition. In: SALOMON, G. Distributed Cognitions: Psychological and educational considerations. Cambridge: CUP, 1993. p. 01-46

MOLL, L. C; TAPIA, J; WHITMORE, K. F. Living Knowledge: the social distribution of cultural resources for thinking. In: SALOMON, G. Distributed Cognitions: Psychological and educational considerations. Cambridge: CUP, 1993. p. 139-163.

MONEREO, C; POZO, J. I. O aluno em ambientes virtuais. In: COLL, C.; MONEREO, C. (Orgs.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 97-135.

PASSOS, E; BARROS, R. B. A construção do plano da clínica e o conceito de transdisciplinaridade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 16, n. 1, p. 71-79, 2000.

PEA, R. D. Practices of distributed intelligence and designs for education. In: SALOMON, G. Distributed Cognitions: Psychological and educational considerations. Cambridge: CUP, 1993. p. 47-87.

PIMENTA, S. G; ANASTASIOU, L. das G. C. Docência no ensino superior. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

SALOMON, G. Las diversas influencias de La tecnologia en desarrollo de la mente. Journal: Infancia y Aprendizaje. Volume 15, Issue 58, January 1992, pages 143-159.

______. Distributed Cognitions: Psychological and educational considerations. Cambridge: CUP, 1993. p. 47-87.

SFORNI, M. S. de F; GALUCH, M. T. B. Aprendizagem conceitual nas séries iniciais do ensino fundamental. Educar, Curitiba, n. 28, p. 217-229, 2006.

SFORNI, M. S. de F.. Interação entre Didática e Teoria Histórico-Cultural.Educ. Real. Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 375-397, jun. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362015000200375&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 Jul. 2016.

VIGOTSKI. L. S. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

______. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

______. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

Published

2017-12-12

How to Cite

MORAES, D. A. F. de; LIMA, C. M. de. A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE: REFLEXOS DA INTERVENCAO EM UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 17, n. 36, 2017. DOI: 10.31496/rpd.v17i36.1107. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1107. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Articles