Visão dos alunos bolsistas do PIBID/ Matemática sobre o que é ser professor e o seu papel no Programa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v20i43.1358

Resumo

A proposta deste trabalho é apresentar reflexões de um grupo de alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) sobre o que é ser professor e qual é o seu papel no PIBID. Sete alunos bolsistas do PIBID/ Matemática de uma universidade localizada no Triângulo Mineiro foram convidados a participar de um encontro onde realizou-se uma entrevista coletiva com perguntas abertas.  Para a análise dos dados utilizamos o software IRaMuTeQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). A análise dos dados trouxe à tona aspectos como a importância do trabalho do professor supervisor como coformador desses alunos bolsistas, a valorização da formação integrada, da transformação didática, da atitude e do desenvolvimento profissional dos alunos bolsistas.

Biografia do Autor

Roberta Costa, Escola Estadual Santa Terezinha, Estado de Minas Gerais; Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós- graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PPGE/UFTM). Professora na Escola Estadual Santa Terezinha, Estado de Minas Gerais. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Cultura Digital e Aprendizagem - UFTM / CNPq. 

Martha Maria Prata-Linhares, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutora em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com período  sanduiche na Universidade Queen’s, Ontário, Canadá. Professora do Programa de Pós- graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PPGE/UFTM), docente do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias - DECMT/UFTM. Lidera o Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Cultura Digital e Aprendizagem- UFTM/CNPq. 

Carla Cristina Pompeu, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Ensino de Ciências e Matemática com período sanduíche na Universidad Complutense de Madrid. Professora do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias - DECMT/UFTM. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Educação (GEPEME) - FE/USP. E-mail: carla.pompeu@uftm.edu.br

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Publicado

2024-07-05

Como Citar

COSTA, R.; PRATA-LINHARES, M. M.; POMPEU, C. C. Visão dos alunos bolsistas do PIBID/ Matemática sobre o que é ser professor e o seu papel no Programa. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 20, n. 43, p. 01–12, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v20i43.1358. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1358. Acesso em: 22 dez. 2024.

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