Discutindo gênero na escola: um relato de experiência

Autores

  • Augusto José Bezerra de Andrade Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Brasil
  • Erika Carla de Sousa Dias Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Brasil
  • Rafael Tavares Silveira Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Brasil
  • Ellany Gurgel Cosme do Nascimento Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v18i38.1150

Resumo

Trata-se de um relato de experiência vivenciado pelos discentes da disciplina Estágio Curricular Supervisionado II, do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado Prof.ª Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) da cidade de Pau dos Ferros-RN.  O relato teve como tema os papéis de gênero (masculino e feminino), realizado no primeiro semestre de 2017, com alunos da Escola Estadual Prof.ª Maria Edilma de Freitas em Pau dos Ferros-RN. Os escolares se envolveram nas atividades, demonstrando aproximação com a discussão. Observou-se que alguns refletiram sobre as discussões, mudando as concepções que expressavam a respeito dos papéis de gênero e adotando um discurso igualitário. Implementar foi relevante e contribuiu para a formação e desenvolvimento da prática docente no Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Augusto José Bezerra de Andrade, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Brasil

Acadêmico do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Erika Carla de Sousa Dias, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Brasil

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 

Rafael Tavares Silveira Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Brasil

Enfermeiro graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN. Exerce a docência na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Ellany Gurgel Cosme do Nascimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Brasil

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Professora Adjunta III da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

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Publicado

2018-10-11

Como Citar

Andrade, A. J. B. de, Dias, E. C. de S., Silva, R. T. S., & do Nascimento, E. G. C. (2018). Discutindo gênero na escola: um relato de experiência. Revista Profissão Docente, 18(38), 182–196. https://doi.org/10.31496/rpd.v18i38.1150

Edição

Seção

Artigos