Sobre as aulas de educação física no ensino fundamental: conhecimentos prévios para o ensino médio ou apenas mais do mesmo?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v20i43.1302

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos dos primeiros anos do Ensino Médio integrado ao técnico em agropecuária do IFMT – campus São Vicente, MT obtidos durante o Ensino Fundamental, especificamente sobre o que aprenderam, o significado e a importância atribuída pelos alunos às aulas de Educação Física. Trata-se de pesquisa diagnóstica, utilizando como instrumento de coleta de dados, um questionário com questões abertas sobre as aula de Educação Física. A análise de dados baseou-se na análise descritiva apresentada por Soriano (2004), realizada por meio de dois processos: análise individual de perguntas e análise descritiva geral. Os resultados apontaram que os alunos gostavam das aulas de Educação Física no Ensino Fundamental, associando-as, principalmente, ao esporte e ao divertimento. Porém, um número expressivo de alunos não gostava das aulas por entenderem que estas eram repetitivas, a maior parte delas associada ao esporte ou simplesmente ao não fazer nada. Os alunos indicaram os conteúdos predominantes das aulas, novamente tendo os esportes coletivos como destaque, além de evidenciarem a prática pedagógica de seus professores, indicando que tiveram uma formação limitada em relação aos conhecimentos da Educação Física no Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Larissa Beraldo Kawashima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso IFMT - campus Cuiabá

Tem graduação em Licenciatura Plena em Educação Física -UNESP, Mestrado em Educação – UFMT e Doutorado em Educação pela UFMT. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT, coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Física do IFMT e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física no Ensino Médio Profissionalizante – GEPEFEP.

Evando Carlos Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1998), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002), doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2007), pós-doutorado em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, Portugal (2018). Atualmente é Professor Associado II da Faculdade de Educação Física. É Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação do Instituto de Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional com polo na Faculdade de Educação Física e coordenação nacional da UNESP, ambos da Universidade Federal de Mato Grosso. É líder do GEEFE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Práticas Pedagógicas vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso, MT. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação Profissional e Educação Física Escolar. Atualmente dedica-se aos estudos das práticas pedagógicas, das metodologias de ensino para Educação Física Escolar e história e memória da Educação Física e do Esporte.

Referências

ALMEIDA, Rogério Marques de et al. A educação física em três campi do IFMT: do saber instituído à prática pedagógica. Revista da Faculdade de Educação. Cáceres, MT, v. 20, n. 2, jul./dez., 2013, p. 35-54.

BETTI, Mauro. Educação física escolar: ensino e pesquisa-ação. Ijuí: Ed. Unijuí, 2009.

BETTI, Mauro; LIZ, Marlene Terezinha Facco. Educação física escolar: a perspectiva de alunas do ensino fundamental. Motriz. Rio Claro, SP, v.9, n.3, p.135–142, set./dez. 2003.

BRACHT, Valter; GONZÁLEZ, Fernando Jaime. Educação física escolar. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo (Orgs.). Dicionário crítico de Educação Física. 2ª ed. rev. Ijuí: Ed. Unijuí, 2008.

BUNGENSTAB, Gabriel Carvalho. ALMEIDA, Felipe Quintão de. Práticas corporais nas escolas de ensino médio situadas em Vitória/Espírito Santo. Pensar a prática. Goiânia, GO, v. 19, n. 1, jan./mar. 2016, p. 156- 168.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre, RS: Artes Médicas Sul, 2000.

CHARLOT, Bernard. Ensinar a educação física ou ajudar o aluno a aprender o seu corpo-sujeito? In: DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silva; KUHN, Roselaine.; RIBEIRO, Sérgio D. (Orgs.). Educação física, esporte e sociedade: temas emergentes. São Cristóvão: Editora da UFS, 2009.

CORDOVIL, Alenir de Pinho Romoaldo e colaboradores. O espaço da educação física na escola: um estudo sobre os conteúdos das aulas no ensino médio. Pensar a prática. Goiânia, GO, v. 18, n. 4, p. 834-847, out./dez. 2015.

CORREIA, Walter Roberto. Educação Física no ensino médio: questões impertinentes. Ed. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2011.

DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

FABRI, Eliane Isabel; ROSSI, Fernanda; FERREIRA, Lilian Aparecida. Episódios marcantes das aulas de educação física: valorizando as experiências dos alunos por meio de narrativas. Movimento. Porto Alegre, v. 22, n. 2, 583-596, abr./jun. de 2016.

FERREIRA, Aline Fernanda; RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. Perfil dos alunos do ensino médio e suas implicações para a educação física. In: DARIDO, Suraya Cristina (Org.). Educação física no ensino médio: diagnóstico, princípios e práticas. Ijuí, RS: Unijuí, 2017, p. 71-90.

FERREIRA, Mayara Luana dos Santos; GRAEBNER, Luciane; MATIAS, Thiago Sousa. Percepção de alunos sobre as aulas de educação física no ensino médio. Pensar a Prática. Goiânia, GO, v. 17, n. 3, p. 734-750, jul./set. 2014.

FOLLE, Alexandra; TEIXEIRA, Fabiano Augusto. Motivação de escolares das séries finais do ensino fundamental nas aulas de educação física. Revista de educação física/UEM. Maringá, PR, v. 23, n. 1, p. 37-44, 2012.

IFMT – SÃO VICENTE. Projeto pedagógico do curso técnico em Agropecuária integrado ao nível médio. IFMT – campus São Vicente, 2016.

MOREIRA, Evando Carlos; PEREIRA, Raquel Stoilov; LOPES, Tomires Campos. Desafios e propostas para a educação física no ensino médio. In: MOREIRA, Evando Carlos; NISTA- PICCOLO, Vilma Leni. (Orgs.). O quê e como ensinar educação física na escola. Jundiaí, SP: Fontoura, 2009, p. 177 – 197.

PIRES, Giovani de Lorenzi; NEVES, Annabel das. O trato com o conhecimento esporte na formação em educação física: possibilidades para sua transformação didático-metodológica. In: KUNZ, Elenor. (Org.). Didática da educação física 2. Ijuí, RS: Unijuí, 2005, p. 53-97.

RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação física e educação física na escola: uma história de glórias, medalhas e... exclusões. In: MOREIRA, Evando Carlos (Org.). Educação física escolar: desafios e propostas 1. 2. ed. Jundiaí, SP: Fontoura, 2009, p. 213-228.

SILVA, Marlon André da; SILVA, Lisandra Oliveira e; MOLINA NETO, Vicente. Possibilidades da educação física no ensino médio técnico. Movimento. Porto Alegre, RS, v. 22, n. 1, 325-336, jan./mar. de 2016.

SORIANO, Raúl Rojas. Manual de pesquisa social. Petropólis-RJ: Vozes, 2004.

SOUZA FILHO, Moyses de. Novas territorialidades pedagógicas para a educação física no ensino médio integrado: uma perspectiva pós-crítica. 2014. 234f. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2014.

VAGO, Tarcísio Mauro Vago. Pensar a educação física na escola: para um a formação cultural da infância e da juventude. Cadernos de Formação RBCE. Campinas, SP: CBCE e Autores Associados, v.1, n.1, 2009, p. 25-42.

WOGEL, Lívio dos Santos. Filosofia e ócio: possibilidades originárias de formação no ensino médio. 2014. 182f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) Programa de Pós-graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2014.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998

Downloads

Publicado

2024-07-05

Como Citar

KAWASHIMA, L. B.; MOREIRA, E. C. Sobre as aulas de educação física no ensino fundamental: conhecimentos prévios para o ensino médio ou apenas mais do mesmo?. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 20, n. 43, p. 01–23, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v20i43.1302. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1302. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos