Considerações sobre a Educação Primária em Uberaba (1910-1915)

Autores

  • Anelise Martinelli Borges Oliveira Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v19i42.1321

Resumo

Este trabalho traz considerações sobre a educação primária em Uberaba no início do século XX. Para tanto, utiliza-se como fonte o principal periódico em circulação da época, o jornal Lavoura e Comércio, no que diz respeito à concepção que se tinha de instrução pública, à função da inspeção de ensino, ao papel do professor no processo ensino-aprendizagem e ao comportamento que era esperado do aluno. Os resultados revelam que as informações encontradas no referido periódico vão ao encontro da concepção de educação primária que se tinha a nível nacional no início do período republicano. O trabalho insere-se no campo da pesquisa em História da Educação no Brasil e estabelece um diálogo com autores que tratam do tema (ARAÚJO; INÁCIO FILHO, 2005; SCHUELER; MAGALDI, 2009).

Biografia do Autor

Anelise Martinelli Borges Oliveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

Professora na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Departamento de História. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus Marília; Mestrado em História pela UNESP - Campus Franca e Graduação em História pela UNESP - Campus Franca.

Referências

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Fontes Documentais:

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JORNAL LAVOURA E COMÉRCIO. Uberaba, MG. Edição do ano de 1914: 05 jun. (Arquivo Público de Uberaba).

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

OLIVEIRA, A. M. B. Considerações sobre a Educação Primária em Uberaba (1910-1915). Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 19, n. 42, p. 01–10, 2019. DOI: 10.31496/rpd.v19i42.1321. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1321. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê