Considerações sobre a Educação Primária em Uberaba (1910-1915)

Authors

  • Anelise Martinelli Borges Oliveira Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v19i42.1321

Abstract

Este trabalho traz considerações sobre a educação primária em Uberaba no início do século XX. Para tanto, utiliza-se como fonte o principal periódico em circulação da época, o jornal Lavoura e Comércio, no que diz respeito à concepção que se tinha de instrução pública, à função da inspeção de ensino, ao papel do professor no processo ensino-aprendizagem e ao comportamento que era esperado do aluno. Os resultados revelam que as informações encontradas no referido periódico vão ao encontro da concepção de educação primária que se tinha a nível nacional no início do período republicano. O trabalho insere-se no campo da pesquisa em História da Educação no Brasil e estabelece um diálogo com autores que tratam do tema (ARAÚJO; INÁCIO FILHO, 2005; SCHUELER; MAGALDI, 2009).

Author Biography

Anelise Martinelli Borges Oliveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

Professora na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Departamento de História. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus Marília; Mestrado em História pela UNESP - Campus Franca e Graduação em História pela UNESP - Campus Franca.

References

ARAÚJO, José Carlos Souza Araújo; INÁCIO FILHO, Geraldo. Inventário e interpretação sobre a produção histórico-educacional na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. In: GATTI JÚNIOR, Décio; INÁCIO FILHO, Geraldo (Orgs.). História da educação em perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações. Campinas: Autores Associados; Uberlândia: Edufu, 2005.

BASTOS, Maria Helena Câmara. A Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1939-1942): o novo e o nacional em revista. Pelotas: Seiva, 2005.

BENCOSTTA, Marcus Levy Albino. Grupos escolares no Brasil: um novo modelo de escola primária. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara (Orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil. Petrópolis, Vozes, 2005.

CARVALHO, Carlos Henrique. República e imprensa: as influências do positivismo na concepção de educação do professor Honório Guimarães. Uberlândia, EDUFU, 2007.

FARIA FILHO, Luciano Mendes; VIDAL, Diana Gonçalves. Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.14, p.19-34, maio/jun./jul./ago.2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a03. Acesso em: 16 out. 2018.

MAGALHÃES, Lívia Rocha. A educação na Primeira República. Bahia: UESB, 2003.

NAGLE, Jorge. Educação e Sociedade na Primeira República. São Paulo: Epu; Rio de Janeiro: Fundação Nacional do Material Escolar, 1974.

NAGLE, Jorge. A educação na Primeira República. In: FAUSTO, Boris. História Geral da Civilização Brasileira. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990, Tomo III.

OLIVEIRA, Anelise Martinelli Borges. Leituras, valores e comportamentos: práticas escolares no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Uberaba-MG. 2017. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual Paulista - Unesp, Marília, 2017.

PINTO, Rubia-Mar Nunes. Escola primária em Goiás na Primeira República: tensões e distensões de um “jogo de empurra”. In: ARAÚJO, José Carlos Souza; SOUZA, Rosa Fátima; PINTO, Rubia-Mar Nunes. Escola primária na Primeira República (1889-1930): subsídios para uma história comparada. Araraquara: Junqueira & Marin, 2012.

RIBEIRO, Ester Rosa. Políticas públicas nacionais em educação entre 1930-1945: a inspetoria municipal de educação de Rio Grande, RS. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Vale do Rio dos Sinos: São Leopoldo, 2012.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil (1930/1973). Petrópolis: Vozes, 1991.

SCHUELER, Alessandra Frota Martinez; MAGALDI, Ana Maria Bandeira de Mello. Educação escolar na Primeira República: memória, história e perspectivas de pesquisa. Tempo [on-line], Rio de Janeiro, v.13, n. 26, pp.32-55, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tem/v13n26/a03v1326.pdf. Acesso em: 01 jun. 2019.

SOUZA, Rosa Fátima. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: UNESP, 1998.

Fontes Documentais:

JORNAL LAVOURA E COMÉRCIO. Uberaba/MG. Edição do ano de 1910: 13 jan., 16 jan. (Arquivo Público de Uberaba).

JORNAL LAVOURA E COMÉRCIO. Uberaba, MG. Edição do ano de 1912, 09 maio. (Arquivo Público de Uberaba).

JORNAL LAVOURA E COMÉRCIO. Uberaba/MG. Edição do ano de 1913. 27 mar., 10 set. (Arquivo Público de Uberaba).

JORNAL LAVOURA E COMÉRCIO. Uberaba, MG. Edição do ano de 1914: 05 jun. (Arquivo Público de Uberaba).

Published

2019-12-20

How to Cite

OLIVEIRA, A. M. B. Considerações sobre a Educação Primária em Uberaba (1910-1915). Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 19, n. 42, p. 01–10, 2019. DOI: 10.31496/rpd.v19i42.1321. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1321. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Dossier