Os primeiros passos na carreira docente: um estudo com professores moçambicanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v20i45.1371

Resumo

O artigo caracteriza o processo de inserção na carreira docente de professores moçambicanos. Assim, colocamos a seguinte questão: que traços evidenciam o processo de inserção na carreira docente no contexto moçambicano? Foi aplicado um questionário a 29 professores do Ensino Básico da cidade de Quelimane. Os resultados obtidos revelam que a carreira docente é uma profissão complexa que exige uma colaboração e sensibilização dos gestores. A fraca colaboração em nível institucional coloca em risco a construção da identidade do professor.

Biografia do Autor

Geraldo Vernijo Deixa, Universidade Licungo

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Professor Associado da Universidade Licungo

Rosalino Subtil Chicote, Universidade Rovuma

Mestrando em Educação e Currículo. Professor da Universidade Rovuma

Sidónio Francisco Calisto, Escola Secundária Geral 25 de Junho Lua-Lua

Licenciado em Ensino de Matemática, Metrando em Educação e Currículo, Professor de Matemática da Escola Secundária Geral 25 de Junho Lua-Lua, Moçambique.

Referências

AFRIMAP; SOISA. A prestação efectiva de serviços públicos no sector da educação. Um relatório publicado pelo AfriMAP e pela Opens Soceity Initiative for Southern Africa, 2012.

CAVACO, Maria Helena. Ofício do professor: o tempo e as mudanças. Porto: Porto Editora, 1993.

COUTO, Cecília Galvão. Professor: o início da prática profissional. Lisboa: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.1998.

DEIXA, Geraldo Vernijo; CHICOTE, Rosalino Subtil; GONÇALVES, Elsa. A influência da indução de professores principiantes na qualidade de ensino no 1º grau do ensino básico em Moçambique. Formação Docente. Belo Horizonte. Vol. 12, no. 24 (p. 151-164) 31 ago. 2020.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, Lisboa, no. 8, jan./abr. 2009.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto editora, 1999.

HUBERMAN, Michael. Ciclo de vida profissional do ensino médio. Genebra: Universidade de Genebra, 1989.

JESUS, Saul Neves de; SANTOS, Jonas Conduto Vieira. Desenvolvimento profissional e motivação dos professores. Porto Alegre, RS, 2004.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2. ed. – Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2011.

NÓVOA, António. Vida de Professores. 2.ed. Lisboa: Porto Editora. 1995.

PACHECO, José Augusto; FLORES, Maria Assunção. Formação e avaliação de professores. Porto: Porto Editora. 1999.

PONTE, João Pedro da. O desenvolvimento profissional do professor de matemática. Educação e Matemática. Lisboa: SEM-SPCE, 1994.

PONTE, João Pedro da. et al.. O início da carreira profissional de professores de matemática e ciências. São Paulo, Revista de Educação, 2001.

SHULMAN, Lee. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, São Paulo, v.4, n.2, p.196-229, dez. 2014.

TARDIF, Maurice. O primeiro ano de docência: o choque com a realidade. Porto: Porto Editora. 1997.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14 ed., Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, Campinas, v.21, n.73, p.209-244. 2000.

Downloads

Publicado

2024-07-05

Como Citar

DEIXA, G. V.; CHICOTE, R. S.; CALISTO, S. F. Os primeiros passos na carreira docente: um estudo com professores moçambicanos. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 20, n. 45, p. 01–13, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v20i45.1371. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1371. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos