Aspectos observados pelos estagiários da UniLicungo no âmbito do Estágio Pedagógico em Ensino de Matemática

Autores

  • Geraldo Vernijo Deixa Universidade Licungo – UL, Moçambique
  • Rosalino Subtil Chicote Universidade Rovuma – UR, Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1597

Palavras-chave:

estágio, ensino de matemática, licenciatura em matemática

Resumo

Constitui objectivo da pesquisa mencionar as dificuldades observadas pelos estagiários no âmbito da implementação do estágio pedagógico em Ensino de Matemática. Para tal, forma entrevistados 11 estudantes do Curso de Licenciatura em Ensino de Matemática que frequentavam o Estagio Pedagógico no ano 2021. Com base na análise qualitativa dos dados os resultados indicam por um lado dificuldades relativas aos estagiários, caracterizada pela fraca relação epistémica com o saber e há dificuldades referentes a implementação do estágio no que diz respeito a intervenção dos outros agentes como tutor, supervisor e outros.

Biografia do Autor

Geraldo Vernijo Deixa, Universidade Licungo – UL, Moçambique

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática e Professor Associado da Universidade Licungo, Moçambique

Rosalino Subtil Chicote, Universidade Rovuma – UR, Moçambique

Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL-Brasil). Universidade Rovuma – Extensão de Cabo Delgado, Montepuez, Moçambique.

Referências

GATTI, B. A. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e política educacionais. Est. Aval. Educ., São Paulo, 2014, v. 25, n. 57, p. 24-54.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.

NÓVOA, Antonio. A formação contínua de professores: realidades e perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 1991;

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 9. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez.

SALES, A.; DEIXA, G. V.; CHICOTE, R. S. Fatores de mal-estar docente: suas relações com a autonomia, o poder, o saber e o sentimento de nostalgia. Editora Científica, 2021.

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis Vozes, 2014.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

TEIXEIRA, B. R.; CYRINO, M. C. C. T. O estágio supervisionado em cursos de licenciatura em Matemática: um panorama de pesquisas brasileiras. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 29-49, 2013.

ZIMMER, L. Estágio curricular supervisionado na Licenciatura em Matemática: um componente curricular em discussão. 2017. 220 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

DEIXA, G. V.; CHICOTE, R. S. Aspectos observados pelos estagiários da UniLicungo no âmbito do Estágio Pedagógico em Ensino de Matemática. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 24, n. 49, p. 1–10, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v24i49.1597. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1597. Acesso em: 21 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)