A operacionalização do regime de progressão parcial em uma escola da rede estadual de ensino de Patos de Minas, MG: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1384

Resumo

A Progressão Parcial é entendida como instrumento que permite ao estudante uma nova oportunidade de reaprender e ter uma nova oportunidade de avançar para o ano de escolaridade seguinte nos componentes curriculares nos quais não obteve aproveitamento satisfatório. Objetivou-se analisar, em uma escola pública da Rede Estadual de Ensino de Patos de Minas em Minas Gerais, a operacionalização do regime de Progressão Parcial, através de dados documentais e informações prestadas pela equipe pedagógica. A metodologia atotada se deu inicialmente através de um levantamento bibliográfico e, posteriormente, através de uma pesquisa qualitativa realizada por meio de levantamento documental onde se confrontou a prática da operacionalização com as orientações legais fornecidas pelo Estado. Foram realizadas ainda arguições informais com a equipe pedagógica. Depreende-se que, na escola analisada, apenas parte das orientações foram observadas, o que pode levar à ineficácia do regime para a nova oportunidade de aprendizagem do estudante.

Biografia do Autor

Leonardo Soares Damasceno, Secretaria de Estado da Educação. E. E. Marcolino de Barros

Licenciado em Letras pelo Centro Universitário de Patos Minas (UNIPAM). Possui especialização em Gestão, Supervisão e Administração Escolar pela FAVENI. 

Luiz Henrique Ferreira Andrade, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Bacharel em Engenharia Civil pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Tem especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela FAVENI e atualmente está cursando especialização em Ensino de Física e Química pela FACIBA.

Saulo Gonçalves Pereira, Faculdade Patos de Minas (FPM) Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Saúde Animal pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) e graduado em Pedagogia pela UNICESUMAR. Tem especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Patos de Minas (FPM) e atualmente cursa Pós-graduação em Psicopedagogia na Faculdade Descomplica (AIUA). É Consultor Ambiental, além de professor universitário (graduação e pós-graduação) e da educação básica. Integra o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Animais Silvestres (LAPAS/UFU), é membro do Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade de Patos de Minas (FPM). Atualmente é Coordenador Adjunto da Comissão de Ética no Uso de Animais da FPM. É especialista prático em Gestão Ambiental pelo CRBio 04, Conselho no qual é inscrito.

Referências

ALMEIDA, Vanilza de Jesus Azevedo. A progressão parcial em parte da rede mineira de ensino: a educação e seus caminhos. 2012, 137 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora. 2012. Disponível em: http://mestrado.caedufjf.net/a-progressao-parcial-em-parte-da-rede-mineira-de-ensino-a-educacao-e-seus-caminhos-2/. Acesso em 01 ago. 2020.

ALMEIDA, Vanilza de Jesus Azevedo. Progressão Parcial: dimensões, limites e possibilidades. EducVale, Diamantina, v. 2, n. 1, p. 61-71, 2019. Disponível em: https://educvale.ppgedufvjm.com.br/index.php/educvale/article/download/24/6/. Acesso em: 26 ago. 2020.

BRASIL. Lei das Diretrizes e Bases. Lei Federal nº 5692, de 11 de agosto de 1971. 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em 01 ago. 2020.

BRASIL. Lei das Diretrizes e Bases. Lei Federal nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.html. Acesso em 01 ago. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em 29 ago. 2020.

MINAS GERAIS. Resolução SEE/MG nº 6906, de 17 de janeiro de 1992. Dispõe sobre a organização e o funcionamento do ensino nas unidades estaduais de ensino. Disponível em: https://simadefacil.blogspot.com/p/oficios.html. Acesso em 29 ago. 2020.

MINAS GERAIS. Resolução SEE/MG nº 7762, de 19 de dezembro de 1995. Dispõe sobre a organização e o funcionamento do ensino nas escolas estaduais e dá outras providências. Disponível em: https://simadefacil.blogspot.com/p/oficios.html. Acesso em 29 ago. 2020.

MINAS GERAIS. Resolução SEE/MG nº 8086, de 18 de novembro de 1997. Institui na rede estadual de ensino de Minas Gerais o regime de progressão continuada, no ensino fundamental, organizado em dois ciclos. Disponível em: https://simadefacil.blogspot.com/p/oficios.html. Acesso em 29 ago. 2020.

MINAS GERAIS. Resolução SEE/MG nº 06, de 20 de janeiro de 2000. Dispõe sobre a organização do ensino fundamental em ciclos e em séries nas escolas da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais. Disponível em: https://simadefacil.blogspot.com/p/oficios.html. Acesso em 29 ago. 2020.

MINAS GERAIS. Resolução SEE/MG nº 521, de 02 de fevereiro de 2004. Dispõe sobre a organização e o funcionamento do ensino nas escolas estaduais de Minas Gerais e dá outras providências. Disponível em: https://simadefacil.blogspot.com/p/oficios.html. Acesso em 29 ago. 2020.

MINAS GERAIS. Subsecretaria de Estado da Educação. Resolução SEE Nº 2197/2012 2012. Dispõe sobre a organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais e dá outras providências. Disponível em: http://www2.educacao.mg.gov.br/images/documentos/2197-12-r.pdf. Acesso em 29 ago. 2020.

MINAS GERAIS. Subsecretaria de Desenvolvimento de Educação Básica. Ofício Circular nº 211 de 4 de novembro de 2014. Orienta sobre a operacionalização da Progressão Parcial, dos estudos independentes e de outros dispositivos previstos na Resolução SEE Nº 2197/2012. Disponível em: https://simadefacil.blogspot.com/p/oficios.html. Acesso em 29 ago. 2020.

SARMENTO, Carlos Vitor da Silva et al. Progressão parcial da matemática e suas dificuldades: estudo de caso no município de Águas Belas. Revista Científica Semana Acadêmica, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 1-16, 2017. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/progressao_parcial_da_matematica_e_suas_dificuldades_0.pdf. Acesso em 26 ago. 2020.

MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete Progressão Parcial. Dicionário Interativo da Educação Brasileira-EducaBrasil. São Paulo: Midiamix, 2017.

PEREIRA, Saulo Gonçalves et al. Desinteresse dos estudantes do 3° ano do Ensino Médio pela profissão de professor na Cidade de Patos de Minas, MG. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 02, n. 03, p. 121-137, 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/profissao-de-professor. Acesso em 25 ago. 2020.

TOCHETTO, Irma. Martins. Alves. Progressão Parcial: uma avaliação a ser repensada. 2010. 38 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Supervisão Escolar, Faculdade Dom Alberto, Santa Cruz do Sul, 2010. Disponível em: https://domalberto.edu.br/. Acesso em 14 ago. 2020.

Downloads

Publicado

2021-09-03

Como Citar

Damasceno, L. S., Andrade, L. H. F., & Pereira, S. G. (2021). A operacionalização do regime de progressão parcial em uma escola da rede estadual de ensino de Patos de Minas, MG: um estudo de caso. Revista Profissão Docente, 21(46), 01–14. https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1384

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)