De leigas a normalistas: a formação de professoras no Delta do Rio Parnaíba (1980-1990)

Autores

  • José Marcelo Costa dos Santos Universidade Federal do Maranhão
  • Maria do Amparo Borges Ferro Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1506

Resumo

Este estudo tem como objeto de análise o processo formativo de professoras ribeirinhas da região de Ilha Grande de Santa Isabel, no Delta do Rio Parnaíba, no período de 1980 a 1990, a partir de memórias de formação. O objetivo geral é analisar como se deu a formação pedagógica dessas docentes, na transição de leigas para normalistas. Especificamente, intenciona-se: caracterizar o processo formativo de professoras ribeirinhas, na transição de leigas para normalistas; verificar como se deu o início do magistério dessas docentes nos povoados de Ilha Grande de Santa Isabel; discutir aspectos da formação normalista no Piauí. Trata-se de uma pesquisa de caráter histórico, de abordagem qualitativa, na perspectiva metodológica da História Oral, aprovada pelo Conselho de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, parecer n. 3.533.397. A técnica empregada foi o relato de história oral de vida, uma adaptação da entrevista de história oral, tendo como colaboradoras três professoras aposentadas. A base teórica se sustenta, dentre outros, em autores como: Chartier (2007), Ferro (1996), Lopes (2017), Meihy (2005) e Villela (2000). A pesquisa mostrou que a formação das professoras, que atuaram em Ilha Grande de Santa Isabel, se configurou como um processo de travessias, marcado por dificuldades, desafios e superação, em busca de qualificação profissional e construção de carreira no magistério.

Biografia do Autor

José Marcelo Costa dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2020), Mestre em Educação pela mesma universidade. Graduado em Letras- Português e em Pedagogia. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação e Práticas da Docência em Língua Portuguesa. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão-UFMA.

Maria do Amparo Borges Ferro, Universidade Federal do Piauí

Professora Titular da Universidade Federal do Piauí Graduada em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (1971), mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1995) e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Exerceu funçao de membro de conselho Ad Hoc do GT História da Educação da (ANPED) Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (2003-2005) , da diretoria regional Nordeste (1999-2001) e do Conselho fiscal (2001-2003) da (SBHE) Sociedade Brasileira de História da Educação da qual é sócia fundadora. Participação em comissões organizadoras e comitês científicos de eventos nacionais e internacionais na área.Foi Membro do Conselho Consultivo da Revista Brasileira de História da Educação (2000-2009).Ganhadora do Prêmio Grandes Educadores Brasileiros 1984-MEC-INEP e do Concurso de Monografias sobre Educação Prioridade Nacional do CRUB - Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras em 1983.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente no seguinte tema: Educação, História e Memória. È professora e foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI . Foi Vce-Diretora do Centro de Ciências da Educação da UFPI. Tem participação como organizadora e /ou com apresentação de trabalhos em eventos regionais,nacionais e internaciionais na área. Tem produzido artigos em obras coletivas e é autora dos livros "Educação e sociedade no Piauí Republicano" e Cazuza e o sonho da escola ideal". Organizadora e autora das coletâneas " História da Educação: novos olhares, velhas questões" e "A educação no tear da História" Coordena o Grupo de Pesquisa NEHME- Núcleo de Educação, História e Memória.

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Publicado

2023-05-12

Como Citar

Santos, J. M. C. dos, & Borges Ferro, M. do A. (2023). De leigas a normalistas: a formação de professoras no Delta do Rio Parnaíba (1980-1990). Revista Profissão Docente, 23(48), 01–26. https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1506