De leigas a normalistas: a formação de professoras no Delta do Rio Parnaíba (1980-1990)
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1506Resumo
Este estudo tem como objeto de análise o processo formativo de professoras ribeirinhas da região de Ilha Grande de Santa Isabel, no Delta do Rio Parnaíba, no período de 1980 a 1990, a partir de memórias de formação. O objetivo geral é analisar como se deu a formação pedagógica dessas docentes, na transição de leigas para normalistas. Especificamente, intenciona-se: caracterizar o processo formativo de professoras ribeirinhas, na transição de leigas para normalistas; verificar como se deu o início do magistério dessas docentes nos povoados de Ilha Grande de Santa Isabel; discutir aspectos da formação normalista no Piauí. Trata-se de uma pesquisa de caráter histórico, de abordagem qualitativa, na perspectiva metodológica da História Oral, aprovada pelo Conselho de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, parecer n. 3.533.397. A técnica empregada foi o relato de história oral de vida, uma adaptação da entrevista de história oral, tendo como colaboradoras três professoras aposentadas. A base teórica se sustenta, dentre outros, em autores como: Chartier (2007), Ferro (1996), Lopes (2017), Meihy (2005) e Villela (2000). A pesquisa mostrou que a formação das professoras, que atuaram em Ilha Grande de Santa Isabel, se configurou como um processo de travessias, marcado por dificuldades, desafios e superação, em busca de qualificação profissional e construção de carreira no magistério.Referências
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