Instituições escolares: por que e como pesquisar – um decênio pela História da Educação

Autores

  • Ana Lúcia Araújo Borges Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM, Brasil
  • Luciano Marcos Curi Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1628

Resumo

Esta resenha parte do pressuposto de que a obra Instituições escolares: por que e como pesquisar é um ponto de partida para a reflexão, pesquisa e escrita da história das instituições de ensino. Uma modalidade de pesquisa muito necessária, notadamente, no Brasil. Um dos objetivos desta resenha é mostrar a trajetória que desencadeou a publicação da referida obra. Também será apresentada a preocupação dos autores em destacar respostas a dois dilemas que antecedem a escrita de estudos na área. O primeiro dilema concerne na presunção da importância em se estudar os processos de constituição histórica das instituições escolares. O segundo dilema diz respeito à escolha do objeto a ser pesquisado e dos procedimentos teóricos metodológicos adotados ao serem traçados os fundamentos sobre “como pesquisar” a história das instituições. 

Biografia do Autor

Ana Lúcia Araújo Borges, Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM, Brasil

Professora efetiva no Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Doutoranda em Educação pela Uniube

Luciano Marcos Curi, Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM, Brasil

Graduado em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araxá (1997), atual Uniaraxá, especialista em Teoria e Metodologia do Ensino e da Pesquisa em História e em História do Brasil República pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Mestre em História Social também pela UFU (2002). Doutor em História das Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Pós-Doutor em História pela UFU (2020). Possui experiência na docência em História no Ensino Fundamental, Ensino Médio (História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Economia), Ensino Superior e Pós-graduação lato sensu e stricto sensu . Já lecionou vários cursos de extensão universitária. Tem experiência na pesquisa em História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: história das doenças, hanseníase, lepra, história local e saúde pública. Desenvolve pesquisas na área da Educação, Educação Profissional e Tecnológica e do Ensino. Atua no Doutorado e Mestrado Profissional em Educação Tecnológica (MPET) do IFTM-Câmpus Uberaba e no Mestrado Profissional em Educação Tecnológica ofertado em Rede Nacional (PROFEPT).

Referências

NOSELLA, P; BUFFA, E. Instituições escolares: por que e como pesquisar. 2. ed. revisada, Campinas: Alínea, 2013.

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Publicado

2024-08-29

Como Citar

BORGES, A. L. A.; CURI, L. M. . Instituições escolares: por que e como pesquisar – um decênio pela História da Educação. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 24, n. 49, p. 1–6, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v24i49.1628. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1628. Acesso em: 21 dez. 2024.