Instituições escolares: por que e como pesquisar – um decênio pela História da Educação
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1628Resumo
Esta resenha parte do pressuposto de que a obra Instituições escolares: por que e como pesquisar é um ponto de partida para a reflexão, pesquisa e escrita da história das instituições de ensino. Uma modalidade de pesquisa muito necessária, notadamente, no Brasil. Um dos objetivos desta resenha é mostrar a trajetória que desencadeou a publicação da referida obra. Também será apresentada a preocupação dos autores em destacar respostas a dois dilemas que antecedem a escrita de estudos na área. O primeiro dilema concerne na presunção da importância em se estudar os processos de constituição histórica das instituições escolares. O segundo dilema diz respeito à escolha do objeto a ser pesquisado e dos procedimentos teóricos metodológicos adotados ao serem traçados os fundamentos sobre “como pesquisar” a história das instituições.Referências
NOSELLA, P; BUFFA, E. Instituições escolares: por que e como pesquisar. 2. ed. revisada, Campinas: Alínea, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.