AS ARTES PERDIDAS

Autores

  • Rena Upitis Universidade de Harvard

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v9i19.226

Resumo

Esse artigo explora como os trabalhos manuais ou domésticos, em que as pessoas se envolvem com as mãos, contribuem para um senso de ritmo no dia-a-dia e traz balanço e alegria na qualidade de vida. Aborda a importância desses tipos de atividades – culinária, jardinagem, carpintaria- que enquanto são reconhecidas por filósofos e educadores ao redor do mundo, são contudo pouco presentes na educação e representam nenhum estudo fundamentado para os alunos que ensinamos. A educação Waldorf é citada como um dos exemplos de trabalhos manuais sendo parte integrante de um programa educacional. No artigo, o argumento é feito dizendo que fazendo artes manuais, um foco em ensinar faz conexões naturais com vários outros tópicos pertinentes – tecnologia, sustentabilidade, artes manuais, beleza, conhecimento corporal e espiritualidade, sendo que alguns deles são abordados na discussão.Palavras-chave: Tecnologia. Sustentabilidade. Artes manuais. Espiritualidade. Educação

Biografia do Autor

Rena Upitis, Universidade de Harvard

Doutora em Educação pela Universidade de Harvard ;Professora no Programa de Pós Graduação em Educação; Universidade de Queen’s – Kingston- Ontario. Canadá .

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Como Citar

UPITIS, R. AS ARTES PERDIDAS. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 1–18, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v9i19.226. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/226. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos