A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE PROFESSORES SECUNDÁRIOS NA DÉCADA DE 1930
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v6i14.260Resumo
Este artigo tem o objetivo de percorrer as mudanças que o Estatuto das Universidades Brasileiras, de 1931, institucionalizaram para a formação universitária de professores secundários. Nessa perspectiva, percorremos o momento promissor, que o início da década de trinta, possibilitou para o debate político¬educacional e a busca para uma melhor valorização da profissão docente. Analisamos, assim, a influência que o ideário da Escola Nova transmitiu para a educação, especialmente, nos projetos para formação superior de professores, de Fernando de Azevedo em São Paulo e Anísio Teixeira no Rio de Janeiro, com a criação e incorporação de seus institutos de educação, na composição da Universidade de São Paulo e da Universidade do Distrito Federal.Palavras chaves: formação? professores? universidade? educação.Downloads
Publicado
2011-11-18
Como Citar
JÚNIOR, A. da C. B.; DONATONI, A. R. A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE PROFESSORES SECUNDÁRIOS NA DÉCADA DE 1930. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 6, n. 14, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v6i14.260. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/260. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
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Artigos
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