AS TICS, A EDUCAÇÃO ESCOLAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ONDE ESTÁVAMOS, ONDE ESTAMOS E PARA AONDE VAMOS – DOIS OLHARES.

Autores

  • Alaíde Rita Donatoni UNIUBE
  • Otaviano José Pereira UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v5i12.92

Resumo

Com o objetivo de contribuir com o crescente debate a respeito do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), no campo da educação escolar, os dois autores deste texto propõem responder as três questões que se seguem. Num primeiro momento, uma leitura mais abrangente, universal - respondida por Otaviano Pereira; num segundo momento, a extensão de uma revolução por eles reconhecida, atingindo o campo da educação escolar - respondida por Alaíde Donatoni; num terceiro - respondida por ambos, um olhar atento à formação, inicial e/ou continuada, não só para se adaptar passivamente a esta revolução, mas para enfrentá-la, absorvê-la ou enriquecê-la.

Palavras-Chave: tecnologias; informação comunicação; educação escolar; formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alaíde Rita Donatoni, UNIUBE

Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP

Otaviano José Pereira, UNICAMP

Doutorado em Filosofia e História da Educação na Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP

Downloads

Como Citar

DONATONI, Alaíde Rita; PEREIRA, Otaviano José. AS TICS, A EDUCAÇÃO ESCOLAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ONDE ESTÁVAMOS, ONDE ESTAMOS E PARA AONDE VAMOS – DOIS OLHARES. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 5, n. 12, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v5i12.92. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/92. Acesso em: 5 jun. 2025.

Edição

Seção

Ponto de Vista