A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE PROFESSORES SECUNDÁRIOS NA DÉCADA DE 1930

Autores

  • Alberto da Cunha Bragato Júnior
  • Alaíde Rita Donatoni Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v6i14.260

Resumo

Este artigo tem o objetivo de percorrer as mudanças que o Estatuto das Universidades Brasileiras, de 1931, institucionalizaram para a formação universitária de professores secundários. Nessa perspectiva, percorremos o momento promissor, que o início da década de trinta, possibilitou para o debate político¬educacional e a busca para uma melhor valorização da profissão docente. Analisamos, assim, a influência que o ideário da Escola Nova transmitiu para a educação, especialmente, nos projetos para formação superior de professores, de Fernando de Azevedo em São Paulo e Anísio Teixeira no Rio de Janeiro, com a criação e incorporação de seus institutos de educação, na composição da Universidade de São Paulo e da Universidade do Distrito Federal.


Palavras chaves: formação? professores? universidade? educação.

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Biografia do Autor

Alberto da Cunha Bragato Júnior

aluno da quarta turma do Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba

Alaíde Rita Donatoni, Universidade de Uberaba

É Professora do programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba e Doutora em Educação, na área de História e Filosofia da Educação.

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Publicado

2011-11-18

Como Citar

JÚNIOR, Alberto da Cunha Bragato; DONATONI, Alaíde Rita. A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE PROFESSORES SECUNDÁRIOS NA DÉCADA DE 1930. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 6, n. 14, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v6i14.260. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/260. Acesso em: 6 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos