A LEITURA COMO UMA PRÁTICA SOCIAL NA ESCOLA: um estudo com alunos dos anos iniciais.
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v13i28.468Resumo
Este artigo discute a formação do leitor nos anos iniciais do Ensino Fundamental e apresenta práticas de leituras que favorecem essa formação. A pesquisa analisa as práticas de leitura na sala de aula, tendo como enfoque a perspectiva do letramento. Este estudo centrou-se na pesquisa-ação, que se propõe à investigação da própria prática, a partir de uma inquietação vivenciada pelo professor. Foi utilizado estudo teórico, levantamento de práticas de leituras que favorecem a formação do leitor, registro das observações para posterior intervenção na turma. A partir das intervenções constatou-se que é fundamental que o professor elabore um planejamento que contemple as práticas de leitura como uma prática social e cultural para formação do leitor experiente. Palavras Chave: Práticas de Leitura, Prática Social, LetramentoReferências
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Publicado
2013-06-11
Como Citar
DA SILVA, E. B.; MARTINIAK, V. L. A LEITURA COMO UMA PRÁTICA SOCIAL NA ESCOLA: um estudo com alunos dos anos iniciais. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 58–69, 2013. DOI: 10.31496/rpd.v13i28.468. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/468. Acesso em: 22 dez. 2024.
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