A LEITURA COMO UMA PRÁTICA SOCIAL NA ESCOLA: um estudo com alunos dos anos iniciais.

Autores

  • Edilaine Botão da Silva Universidade Estadual de POnta Grossa
  • Vera Lucia Martiniak Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v13i28.468

Resumo

Este artigo discute a formação do leitor nos anos iniciais do Ensino Fundamental e apresenta práticas de leituras que favorecem essa formação. A pesquisa analisa as práticas de leitura na sala de aula, tendo como enfoque a perspectiva do letramento. Este estudo centrou-se na pesquisa-ação, que se propõe à investigação da própria prática, a partir de uma inquietação vivenciada pelo professor. Foi utilizado estudo teórico, levantamento de práticas de leituras que favorecem a formação do leitor, registro das observações para posterior intervenção na turma. A partir das intervenções constatou-se que é fundamental que o professor elabore um planejamento que contemple as práticas de leitura como uma prática social e cultural para formação do leitor experiente. Palavras Chave: Práticas de Leitura, Prática Social, Letramento

Biografia do Autor

Edilaine Botão da Silva, Universidade Estadual de POnta Grossa

pedagoga e professora da rede particular de ensino.

Vera Lucia Martiniak, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNiversidade Estadual de POnta Grossa. Coordenadora Geral do Programa Pró-Letramento. 

Referências

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Publicado

2013-06-11

Como Citar

DA SILVA, E. B.; MARTINIAK, V. L. A LEITURA COMO UMA PRÁTICA SOCIAL NA ESCOLA: um estudo com alunos dos anos iniciais. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 58–69, 2013. DOI: 10.31496/rpd.v13i28.468. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/468. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos