A LEITURA COMO UMA PRÁTICA SOCIAL NA ESCOLA: um estudo com alunos dos anos iniciais.

Autores

  • Edilaine Botão da Silva Universidade Estadual de POnta Grossa
  • Vera Lucia Martiniak Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v13i28.468

Resumo

Este artigo discute a formação do leitor nos anos iniciais do Ensino Fundamental e apresenta práticas de leituras que favorecem essa formação. A pesquisa analisa as práticas de leitura na sala de aula, tendo como enfoque a perspectiva do letramento. Este estudo centrou-se na pesquisa-ação, que se propõe à investigação da própria prática, a partir de uma inquietação vivenciada pelo professor. Foi utilizado estudo teórico, levantamento de práticas de leituras que favorecem a formação do leitor, registro das observações para posterior intervenção na turma. A partir das intervenções constatou-se que é fundamental que o professor elabore um planejamento que contemple as práticas de leitura como uma prática social e cultural para formação do leitor experiente. Palavras Chave: Práticas de Leitura, Prática Social, Letramento

Biografia do Autor

Edilaine Botão da Silva, Universidade Estadual de POnta Grossa

pedagoga e professora da rede particular de ensino.

Vera Lucia Martiniak, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNiversidade Estadual de POnta Grossa. Coordenadora Geral do Programa Pró-Letramento. 

Referências

<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 13.5pt; margin: 0cm 0cm 11.25pt; mso-margin-top-alt: auto;"><span style="font-family: Arial; font-size: 12pt; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-ansi-language: PT; mso-fareast-language: PT-BR;" lang="PT">ANDR&Eacute;, M. E. D. A. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Etnografia da pr&aacute;tica escolar</strong>. Campinas: Papirus, 1995.</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 13.5pt; margin: 0cm 0cm 11.25pt; mso-margin-top-alt: auto;"><span style="font-family: Arial; font-size: 12pt; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-ansi-language: PT; mso-fareast-language: PT-BR;" lang="PT">BALDI, E. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Leitura nas s&eacute;ries iniciais:</strong> uma proposta para forma&ccedil;&atilde;o de leitores de literatura. Porto Alegre: Projeto, 2009.</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 13.5pt; margin: 0cm 0cm 11.25pt; mso-margin-top-alt: auto;"><span style="font-family: Arial; font-size: 12pt;">BRASIL, Minist&eacute;rio da Educa&ccedil;&atilde;o e do Desporto, (1997). <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="mso-bidi-font-style: italic;">Par&acirc;metros curriculares nacionais</span>:</strong> l&iacute;ngua portuguesa (1&ordf; &agrave; 4&ordf; s&eacute;rie). Bras&iacute;lia.</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 13.5pt; margin: 0cm 0cm 11.25pt; mso-margin-top-alt: auto;"><span style="font-family: Arial; font-size: 12pt; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-ansi-language: PT; mso-fareast-language: PT-BR;" lang="PT">CAGLIARI, L.C. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Alfabetiza&ccedil;&atilde;o e lingu&iacute;stica.</strong> S&atilde;o Paulo: Scipione, 2002.</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 13.5pt; margin: 0cm 0cm 11.25pt; mso-margin-top-alt: auto;"><span style="font-family: Arial; font-size: 12pt; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-ansi-language: PT; mso-fareast-language: PT-BR;" lang="PT">_____. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Alfabetizando sem o b&aacute;-b&eacute;-bi-b&oacute;-bu.</strong> S&atilde;o Paulo: Scipione, 2009.</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 0cm 0cm 10pt;"><span style="line-height: 115%; font-family: Arial; font-size: 12pt; mso-ansi-language: PT;" lang="PT">CUNHA, R. B. ; TOLEDO PRADO, G. do Val. Sobre o (re)conhecimento da pesquisa do/a professor/a: prosa e poesia. In: TOLEDO PRADO, G. do Val; CUNHA, R. B. (orgs). <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Percursos de autoria</strong>: exerc&iacute;cios de pesquisa. Campinas: Editora Al&iacute;nea, 2007. <span style="mso-spacerun: yes;">&nbsp;&nbsp;&nbsp;</span></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: normal; margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: Arial; font-size: 12pt;">FREIRE, P. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">A import&acirc;ncia do ato de ler.</strong> 18&ordf; edi&ccedil;&atilde;o. Editora Cortez: S&atilde;o Paulo, 1987.</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: normal; margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: Arial; font-size: 12pt; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-ansi-language: PT; mso-fareast-language: PT-BR;" lang="PT">_____</span><span style="font-family: Arial; font-size: 12pt;">. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">A import&acirc;ncia do ato de ler</strong>: em tr&ecirc;s artigos que se completam.<strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"> </strong>32.ed. s&atilde;o Paulo: Cortez, 1996.</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: normal; margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: Arial; font-size: 12pt;">&nbsp;</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: normal; margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: Arial; font-size: 12pt;">GERALDI, J. W (org.). <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">O texto na sala de aula</strong>. 4 ed. S&atilde;o Paulo: &Aacute;tica, 2006.</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: normal; margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: Arial; font-size: 12pt;">&nbsp;</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: normal; margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: Arial; font-size: 12pt;">MARTINS, M.H. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">O que &eacute; leitura</strong>. S&atilde;o Paulo: Brasiliense, 2007.</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: normal; margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: Arial; font-size: 12pt;">&nbsp;</span></p><p class="Referencias" style="line-height: normal; margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: Arial;"><span style="font-size: small;">MION, R. A.; SAITO, C. H. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Investiga&ccedil;&atilde;o-A&ccedil;&atilde;o</strong>: mudando o trabalho de formar professores. Ponta Grossa: Gr&aacute;fica Planeta, 2001. p. 5.</span></span></p><p class="Referencias" style="line-height: normal; margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: Arial;"><span style="font-size: small;">&nbsp;</span></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 0cm 0cm 10pt;"><span style="line-height: 115%; font-family: Arial; font-size: 12pt;">MION, R. A.; ANGOTTI, J. A. P. </span><span style="line-height: 115%; font-family: Arial; font-size: 12pt; mso-ansi-language: PT;" lang="PT">Em busca de um perfil epistemol&oacute;gico para a pr&aacute;tica educacional em educa&ccedil;&atilde;o em Ci&ecirc;ncias. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Ci&ecirc;ncia &amp; Educa&ccedil;&atilde;o</strong>, v. 11, n. 2, p. 165 -180, 2005.</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 13.5pt; margin: 0cm 0cm 11.25pt; mso-margin-top-alt: auto;"><span style="font-family: Arial; font-size: 12pt; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-ansi-language: PT; mso-fareast-language: PT-BR;" lang="PT">SOARES, M. B. Letramento e alfabetiza&ccedil;&atilde;o: As muitas facetas<em>. </em><strong>Revista Brasileira de Educa&ccedil;&atilde;o<em>.</em></strong>S&atilde;o Paulo: Campinas: Autores Associados, n. 25, 2004.</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 0cm 0cm 10pt;"><span style="line-height: 115%; font-family: Arial; font-size: 12pt; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-ansi-language: PT; mso-fareast-language: PT-BR;" lang="PT">_____</span><span style="line-height: 115%; font-family: Arial; font-size: 12pt; mso-ansi-language: PT;" lang="PT">. Novas pr&aacute;ticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Educa&ccedil;&atilde;o e Sociedade</strong>. Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002.</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: normal; margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: Arial; font-size: 12pt; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-fareast-language: PT-BR;">ZILBERMAN, R.; LAJOLO, M.<strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"> A forma&ccedil;&atilde;o da leitura no Brasil</strong>. S&atilde;o Paulo: &Aacute;tica, 1999.</span></p><p>&nbsp;</p>

Downloads

Publicado

2013-06-11

Como Citar

DA SILVA, E. B.; MARTINIAK, V. L. A LEITURA COMO UMA PRÁTICA SOCIAL NA ESCOLA: um estudo com alunos dos anos iniciais. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 58–69, 2013. DOI: 10.31496/rpd.v13i28.468. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/468. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos