A LEITURA COMO UMA PRÁTICA SOCIAL NA ESCOLA: um estudo com alunos dos anos iniciais.
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v13i28.468Abstract
Este artigo discute a formação do leitor nos anos iniciais do Ensino Fundamental e apresenta práticas de leituras que favorecem essa formação. A pesquisa analisa as práticas de leitura na sala de aula, tendo como enfoque a perspectiva do letramento. Este estudo centrou-se na pesquisa-ação, que se propõe à investigação da própria prática, a partir de uma inquietação vivenciada pelo professor. Foi utilizado estudo teórico, levantamento de práticas de leituras que favorecem a formação do leitor, registro das observações para posterior intervenção na turma. A partir das intervenções constatou-se que é fundamental que o professor elabore um planejamento que contemple as práticas de leitura como uma prática social e cultural para formação do leitor experiente.
Palavras Chave: Práticas de Leitura, Prática Social, Letramento
Downloads
References
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submitted texts approved by the Editorial Board of Revista Profissão Docente will be published, and their authors may use them for future publications, provided that the original edition is properly cited (title, Revista Profissão Docente, volume, issue, year of publication, and page numbers of the referenced text). All articles published in this journal are the sole responsibility of their authors. Revista Profissão Docente and Universidade de Uberaba assume no legal responsibility for their content.