A LEITURA COMO PRODUÇÃO DE SENTIDOS: por uma compreensão de interesse pedagógico

Autores

  • Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz Instituto Federal de Goiás e Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v12i25.501

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma concepção de leitura nos fundamentos da linguística textual e do modelo interacional de leitura, em que esta é reconhecida como produção de sentidos, oferecendo contribuição para o trabalho pedagógico com a leitura. Este texto é um excerto (revisado e adaptado) de dissertação de mestrado, em que se investigou o trabalho de professores de diversas disciplinas, excetuando a de Português, para verificar e analisar que lugar ocupa e de que modo se realiza, no processo de ensino, o trabalho com a leitura e a produção escrita. Compõe, pois, um capítulo da dissertação, em que se apresenta, entre outros tópicos, uma concepção de leitura, que subsidiou a análise dos dados colhidos. Palavras-chave: leitura; produção de sentidos; modelo interacional.

Biografia do Autor

Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz, Instituto Federal de Goiás e Universidade Federal de Goiás

Professora do Departamento de Ciências Humanas, Licenciaturas e Tecnológicos em Hotelaria e Turismo

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Publicado

2012-12-28

Como Citar

QUEIROZ, V. R. de F. e. A LEITURA COMO PRODUÇÃO DE SENTIDOS: por uma compreensão de interesse pedagógico. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 79–94, 2012. DOI: 10.31496/rpd.v12i25.501. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/501. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos