A LEITURA COMO PRODUÇÃO DE SENTIDOS: por uma compreensão de interesse pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v12i25.501Resumen
Este artigo objetiva apresentar uma concepção de leitura nos fundamentos da linguística textual e do modelo interacional de leitura, em que esta é reconhecida como produção de sentidos, oferecendo contribuição para o trabalho pedagógico com a leitura. Este texto é um excerto (revisado e adaptado) de dissertação de mestrado, em que se investigou o trabalho de professores de diversas disciplinas, excetuando a de Português, para verificar e analisar que lugar ocupa e de que modo se realiza, no processo de ensino, o trabalho com a leitura e a produção escrita. Compõe, pois, um capítulo da dissertação, em que se apresenta, entre outros tópicos, uma concepção de leitura, que subsidiou a análise dos dados colhidos.
Palavras-chave: leitura; produção de sentidos; modelo interacional.
Descargas
Citas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los textos enviados y aprobados por el Consejo Editorial de Revista Profissão Docente serán publicados, y sus autores podrán utilizarlos para futuras publicaciones, siempre que se indique la edición original (título, Revista Profissão Docente, volumen, número, año de publicación y paginación del texto citado). Todos los artículos de esta revista son de entera responsabilidad de sus autores. Revista Profissão Docente y la Universidade de Uberaba no asumen ninguna responsabilidad legal por su contenido.