A LEITURA COMO PRODUÇÃO DE SENTIDOS: por uma compreensão de interesse pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v12i25.501Resumo
Este artigo objetiva apresentar uma concepção de leitura nos fundamentos da linguística textual e do modelo interacional de leitura, em que esta é reconhecida como produção de sentidos, oferecendo contribuição para o trabalho pedagógico com a leitura. Este texto é um excerto (revisado e adaptado) de dissertação de mestrado, em que se investigou o trabalho de professores de diversas disciplinas, excetuando a de Português, para verificar e analisar que lugar ocupa e de que modo se realiza, no processo de ensino, o trabalho com a leitura e a produção escrita. Compõe, pois, um capítulo da dissertação, em que se apresenta, entre outros tópicos, uma concepção de leitura, que subsidiou a análise dos dados colhidos. Palavras-chave: leitura; produção de sentidos; modelo interacional.Referências
<html />
Downloads
Publicado
2012-12-28
Como Citar
QUEIROZ, V. R. de F. e. A LEITURA COMO PRODUÇÃO DE SENTIDOS: por uma compreensão de interesse pedagógico. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 79–94, 2012. DOI: 10.31496/rpd.v12i25.501. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/501. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.