O direito econômico da concorrência frente às estratégias de mercado das grandes redes de ensino

Autores

  • Andréa Queiroz Fabri

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v13i28.539

Resumo

A educação tem passado por várias transformações ao longo da história, mas as modificações têm-se tornado cada vez mais frequentes nos últimos anos, especialmente no Brasil, devido a fatores como o ensino a distância e, sobretudo, a concentração de posição dominante em determinados grupos de ensino, agregando diversos estágios educacionais bem como material didático capaz de formar opiniões e direcionar o futuro dos que deles fazem uso. Essas situações clamam a regulação dos organismos especializados em educação demandando também a fiscalização pelos órgãos e institutos de defesa da concorrência e do consumidor, uma vez que a estratégia dos entes educacionais, ao se concentrar horizontal e verticalmente, justifica-se precisamente na necessidade de se adequar às regras mercadológicas que, inevitavelmente, alcançaram o ramo educacional.

Biografia do Autor

Andréa Queiroz Fabri

Graduada em Direito, Especialista em Direito do Estado pela Uniube - ESA/MG, Mestre e Doutora em Direito Econmico pela UFMG, consultura jurdico-econmica, professora de cursos de graduao e ps-graduao em Direito.

Downloads

Publicado

2013-04-12

Como Citar

FABRI, A. Q. O direito econômico da concorrência frente às estratégias de mercado das grandes redes de ensino. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 32–44, 2013. DOI: 10.31496/rpd.v13i28.539. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/539. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos