FORMAÇÃO PARA O TRABALHO DOCENTE EM MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS DOS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS

Authors

  • Wanderley Pivatto Universidade Regional de Blumenau, SC

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v14i30.639

Abstract

Este artigo apresenta, em linhas gerais, as perspectivas dos professores dos anos iniciais, na área de Matemática da cidade de Tijucas, Santa Catarina, sobre a formação adequada para o trabalho docente. O objetivo do artigo é identificar, por meio das transcrições dos professores, quais características são essenciais para o trabalho com crianças dos anos iniciais. A metodologia utilizada na investigação tem caráter qualitativo e que consiste da utilização de um questionário com questões abertas, afim de identificar as perspectivas dos professores sobre o tema, formação inicial para o ensino de Matemática. Os resultados mostraram que, os professores apontaram a além da formação inicial em Pedagogia, a importância de realizar formações continuadas a longo prazo em estratégias no ensino de Matemática. A complexidade do ensinar e aprender também se transporta para o ato de avaliar. O fato é que a aprendizagem não depende exclusivamente da transmissão de conhecimentos, pois está relacionada à memorização e a compilação do que foi ensinado. A transmissão do conteúdo não é o processo mais adequado para a construção da autonomia intelectual, ou seja, apropriar do seu processo de aprendizagem, o que levaria a uma metaprendizagem.

Author Biography

Wanderley Pivatto, Universidade Regional de Blumenau, SC

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

References

BYINGTON, C.A. A construção amorosa do saber: o fundamento e a finalidade da Pedagogia simbólica junguiana. São Paulo: Religare, 2003.

D’AMBROSIO, U. Educação matemática: Da teoria à prática. 14ª. ed. São Paulo: Papirus, 2009.

DEMO, P. O mais importante da educação importante. São Paulo: Atlas, 2012.

FURLANETTO, E.C. Formação de professores: desvelando símbolos para pesquisar interdisciplinarmente. In: ROLDÃO, M.C. (Org.). Inovação, currículo e formação. Porto: Porto, 2000.

______. Processos de (trans)formación del profesor: diálogos transdisciplinares. Visión Docente e Con-ciencia. Jalisco, a. 8, n. 45, p. 21-30, nov./dez. 2008.

GARCÍA, C.M. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: Nóvoa, A. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quichote, 1992.

MIZUKAMI, M.G.N. et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos/SP: EDUFSCAR, 2002.

NACARATO, A.M. et al. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

NÓVOA, A. (Org.) Profissão professor. Porto: Porto, 1991.

______. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote,1992.

PACHECO, J. A. O pensamento e a ação do professor. Porto: Porto,1995.

PAVANELLO, R. M. A geometria nas series iniciais do Ensino Fundamental:

contribuições da pesquisa para o trabalho escolar. In: PAVANELLO, R. M. A (org.) Matemática nas series iniciais do ensino fundamental: a pesquisa em sala de aula. Coleção SBEM, vol 2, 2004. 128-143p.

PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis/RJ: Vozes, 2002.

______; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis/RJ: Vozes, 2005.

TRAMARIN. R.F.S. Encontros e desencontros entre professores e alunos: uma pesquisa simbólica. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, São Paulo, 2005.

Published

2014-05-15

How to Cite

PIVATTO, W. FORMAÇÃO PARA O TRABALHO DOCENTE EM MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS DOS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 99–108, 2014. DOI: 10.31496/rpd.v14i30.639. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/639. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Articles