Fontes históricas em sala de aula: instrumentos para a prática da criticidade
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v14i30.844Resumo
A reflexão proposta no presente texto remete ao uso de fontes históricas em sala de aula, como possibilidade de contribuição para o desenvolvimento da capacidade de observação crítica, necessária a um futuro cidadão socialmente ativo. As experiências aqui apresentadas buscam demonstrar como o uso didático de documentos históricos permite ao professor instigar a curiosidade dos alunos e alunas, ultrapassando a rotina teórica do ensino de história, ao deixar de lado a ideia de que o entendimento só é possível diante de um conhecimento previamente estabelecido e pronto. Nesse sentido, o presente artigo relata a experiência do exercício reflexivo proposto às turmas do ensino fundamental realizado nas aulas de história na Escola Sarapiquá, localizada na cidade de Florianópolis entre os anos de 2010 e 2011.
Referências
BITTENCOURT, Circe M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
FREIRE, Madalena. Educador, educa a dor. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
JANOTTI, Maria de Lourdes. O livro Fontes Históricas como fonte. In: PINSKY, Carla Bassanezi. Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2010.
PINSKY, Carla Bassanezi & LUCA, Tania Regina (orgs.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009.
PINSKY, Jaime & PINSKY, Carla Bassanezi Pinsky. Por uma História prazerosa e consequente. In: KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2010.
THEODORO, Janice. Educação para um mundo em transformação. In: KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2010.
BEZERRA, Holien Gonçalves. Ensino de História: conteúdos e conceitos básicos. In: KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2010.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 2004.
BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.