Fontes históricas em sala de aula: instrumentos para a prática da criticidade

Autores

  • Juliana Miranda da Silva UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v14i30.844

Resumo

A reflexão proposta no presente texto remete ao uso de fontes históricas em sala de aula, como possibilidade de contribuição para o desenvolvimento da capacidade de observação crítica, necessária a um futuro cidadão socialmente ativo. As experiências aqui apresentadas buscam demonstrar como o uso didático de documentos históricos permite ao professor instigar a curiosidade dos alunos e alunas, ultrapassando a rotina teórica do ensino de história, ao deixar de lado a ideia de que o entendimento só é possível diante de um conhecimento previamente estabelecido e pronto.  Nesse sentido, o presente artigo relata a experiência do exercício reflexivo proposto às turmas do ensino fundamental realizado nas aulas de história na Escola Sarapiquá, localizada na cidade de Florianópolis entre os anos de 2010 e 2011.

Biografia do Autor

Juliana Miranda da Silva, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em História (UFSC) Especialista em Educação (IF-SC) Mestranda em História (UDESC) na área de concentração de História do Tempo Presente, linha de pesquisa Culturas Políticas e Sociabilidades.

Referências

BITTENCOURT, Circe M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

FREIRE, Madalena. Educador, educa a dor. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

JANOTTI, Maria de Lourdes. O livro Fontes Históricas como fonte. In: PINSKY, Carla Bassanezi. Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2010.

PINSKY, Carla Bassanezi & LUCA, Tania Regina (orgs.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009.

PINSKY, Jaime & PINSKY, Carla Bassanezi Pinsky. Por uma História prazerosa e consequente. In: KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2010.

THEODORO, Janice. Educação para um mundo em transformação. In: KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2010.

BEZERRA, Holien Gonçalves. Ensino de História: conteúdos e conceitos básicos. In: KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2010.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 2004.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2004.

Downloads

Publicado

2014-05-15

Como Citar

SILVA, J. M. da. Fontes históricas em sala de aula: instrumentos para a prática da criticidade. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 34–41, 2014. DOI: 10.31496/rpd.v14i30.844. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/844. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos